Palmeiras domina três quartos, mas sofre a virada na etapa final de jogo

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ Toyloy foi o cestinha palmeirense com 16 pontosO Palmeiras/Meltex perdeu para o Winner/Kabum Limeira na noite desta segunda-feira (17), por 76 a 64, em partida adiada da segunda rodada do NBB 7. No ginásio Vô Lucato, em Limeira-SP, o Verdão dominou o adversário nos três primeiros quartos do certame, mas viu o rival crescer na etapa final, empurrado por sua torcida, e conheceu o seu segundo revés em três duelos disputados. O cestinha verde e branco foi o pivô americano Steven Toyloy, com 16 tentos. Diego foi o maior reboteiro do embate, com sete rebotes, e Maxi Stanic liderou nas assistências, com oito.

Os adversários começaram o duelo se estudando, com cautela nas jogadas. Os donos da casa largaram na frente, mas logo os palestrinos passaram a dominar os rebotes defensivos e a pontuar, principalmente, com o ala-armador Nico Gianella. O equilíbrio, no entanto, não deixou de estar presente, porém o time paulistano seguia comandando o placar e teve uma bola de três de Douglas Nunes no estouro do relógio do primeiro quarto, que ficou em 16 a 12 para os palmeirenses.

Na segunda etapa, o nível de jogo continuou o mesmo. Ambos os oponentes tinham algumas dificuldades para melhorar suas eficiências nos chutes. O tempo passava, e o aproveitamento não crescia. O Alviverde manteve-se em vantagem com um arremesso longo de Diego e um lance livre de Toyloy. Após um pedido de tempo do treinador Régis Marrelli, seus comandados sobressaíram-se com Fabrício e Neto. A correria tomou conta dos instantes finais, e o período terminou empatado em 17 a 17 – no geral, 33 a 29 para os visitantes.

Mal a partida se reiniciou, e Toyloy tratou de cravar duas vezes para empolgar a sua equipe. O nervosismo tomou conta do Limeira, e os palestrinos aproveitaram o momento para ampliar o marcador. Os donos da casa prosseguiam pontuando com os lances livres, mas o Verdão também não deixava barato, como na cesta de dois de Neto após belo passe de Maxi Stanic. A produção verde e branca, no entanto, caiu, e a terceira parcial ficou em 20 a 17 para os mandantes (50 a 49 para os alviverdes).

A emoção tomou conta do certame na etapa final. O Limeira cresceu na partida embalado por sua torcida, e o Palmeiras teve de suportar a pressão. A cada minuto, o duelo ficava mais tenso e os detalhes tornavam-se importantes para o desfecho. Os paulistanos tinham dificuldades para pontuar e viam os donos da casa abrir ligeira vantagem. Fabrício e Maxi contribuíram com dois tentos cada, mas o triunfo se desenhava ao rival. Vitória limeirense por 27 a 14 no último quarto e por 76 a 64 no geral.

O Verdão agora se prepara para mais duas partidas nesta semana, ambas no ginásio Palestra Italia. Às 19h de quarta-feira (19), o Verdão recebe o UniCEUB/BRB/Brasília, em seu primeiro duelo em casa neste NBB. No mesmo horário de sexta (21), o oponente palestrino será o Basquete Cearense. Os ingressos para o embate ante os brasilienses custam R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia) – não haverá cobrança para os associados do clube. Para os certames, a equipe verde e branca terá os retornos de Átila dos Santos e Rodrigos, que cumpriam suspensão.