Trio do Verdão é impecável e chega à final do Brasileiro de Tiro com Arco

Departamento de Comunicação

Divulgação_Da esq. para a dir.: Zero, Fabio e CésarO Palmeiras/Raycon está na final do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, na disputa de Composto Masculino por Equipes. O trio formado por César Hideki, Fabio Tassinari e Rogerio de Lima, o Zero, foi superior nesta sexta-feira (16) e recoloca o clube em uma das finais com grande histórico de conquistas.

E essa trajetória teve um gosto especial, pois o Verdão montou uma estratégia coletiva para ter dois trios nesse certame, com seis arqueiros, portanto. Ao todo são oito equipes, e, a partir do classificatório, os dois conjuntos palestrinos se encontraram justamente nas quartas de final.

De um lado, César, Fabio e Zero, 2ª melhor equipe ranqueada. Do outro, Vilson Tonão, Magdiel Santos e Luiz Paulo, o LP. A formação dos trios se deu pela ordem de classificação individual. Nos combates por equipes, cada time dispara seis flechas em quatro rodadas. Ou seja, dois tiros por atleta, de forma alternada dentro de cada rodada. Isso gera um grande dinamismo, pois apenas um arqueiro pode ficar na linha de tiro por vez. Então, ele dispara e dá lugar a um companheiro, em um limite de tempo.

No confronto, a equipe 1 do Verdão levou a melhor por 222 a 214. Em seguida, César, Fábio e Zero enfrentaram o Rodnei Ramos Arco e Flecha, formado por Rodnei Ramos, Matheus Ramos e Victor Ceretti. E o trio alviverde carimbou sua vaga na grande final ao vencer por 223 a 218. Eles vão enfrentar na decisão o CSP São Paulo, composto por Luccas Abreu, Rafael Kawakani e Lucas Silva. A última vez em que o Palmeiras disputou medalha nesse certame foi em 2014, quando Zero, Fabio e Vilson se sagraram campeões.

Divulgação_O trio César, Fabio e Zero (da esquerda para a direita) colocou o Verdão em uma das finais

Esses três atletas já carregavam um excelente histórico, como o ouro de 2010, os bronzes de 2012 e 2013 e o ouro de 2011 – com Alexandre Cesar, atual técnico do clube, no lugar de Zero. O Palmeiras, então, sempre foi um dos principais clubes a ser batido nessa disputa. No entanto, nas últimas três edições do Brasileiro Outdoor a chegada às finais acabou escapando.

Mesmo a presença de César Hideki – que chegou ao Verdão neste ano e possui apenas 15 anos – no trio “principal” mantém o alto nível e reputação. E esse ponto de novidade não é à toa, pois os resultados dos três atletas juntos já apareceram nessa temporada. Eles ficaram a um ponto de conquistar o bronze do MICA, que é um grande torneio indoor de toda a América. Isso sem contar os desempenhos individuais. Zero ainda disputará o bronze individual do Brasileiro no domingo (18).

E a agenda do dia não parou por aí. Zero e Isabella Tonão disputaram os combates de duplas mistas. Então campeões brasileiros, eles terminaram esta edição no 6º lugar. Nas oitavas de final, eliminaram Juliana Pinho e Claudio Contrucci, do Clube Esperia, por 138 a 135. Já nas quartas, foram superados pelo placar de 151 a 144 por Gisele Meleti e Matheus Ramos, do Rodnei Ramos Arco e Flecha.