Marcos vai igualar recorde de jogos de Valdir Joaquim de Moraes

Agência Palmeiras
Fábio Finelli

O ídolo Marcos estará se tornando nesta segunda-feira (08), contra o Sertãozinho, o segundo goleiro que mais jogou com a camisa do Palmeiras, igualando a marca de Valdir Joaquim de Moraes,
com 482 jogos. Os dois estão atrás apenas de Leão, com 617 jogos. Marcos já faz parte da seleta lista dos 10 principais jogadores que mais atuaram na história do Verdão.

Marcos está no Palmeiras desde 1992 e fez sua estreia no mesmo ano em um amistoso contra a Esportiva de Guaratinguetá, na vitória de 4×0. Em competições oficiais, sua estreia aconteceu apenas em 1996, na vitória de 4×0 sobre Botafogo-RP, pelo Paulistão, quando ele inclusive defendeu uma penalidade. Somente a partir de 1999 é que o pentacampeão mundial assumiu de vez a condição de titular do gol alviverde.

Já Valdir de Moraes defendeu o gol palmeirense por 10 anos, entre 1959 e 1969. Tão logo encerrou a carreira de jogador, iniciou outra, de preparador de goleiros, função que ainda não existia o futebol brasileiro.

Em entrevista concedida na última sexta-feira (05), Marcos rasgou elogios para Valdir de Moraes. ´É uma honra e uma emoção enorme alcançar a marca do seo Valdir. Mas em termos de sabedoria, ele ainda está muito à minha frente. Devo parte da minha carreira a ele. Quando comecei como profissional do clube, ele me ajudou demais. Foi como um pai para mim´, disse o camisa 12, que também foi elogiado pelo Mestre.

´O Marcos é um daqueles goleiros fora de série, raros no futebol. Quando ele deu os primeiros passos aqui, vindo da base, sempre falei que ele seria um fenômeno. O que o Marcos fez para o Palmeiras e para o futebol brasileiro, poucos vão conseguir atingir. Me sinto lisonjeado em ver ele com saúde e disposição para alcançar e até ultrapassar essa marca que durou décadas´, disse Valdir.

Apesar de ter deixado em aberto a possibilidade de encerrar a carreira no final deste ano, Marcos vem se destacando pela regularidade nas últimas temporada: neste ano, ele só ficou de fora de 2 das 14 partidas: em 2008, atuou em 61 dos 70 jogos da temporada, e em 2009, atuou em 54 das 71 partidas.