Departamento de Comunicação

Eleito o melhor jogador em campo pela organização da competição no duelo entre Palmeiras e Corinthians pelo Campeonato Paulista 2022, na noite desta quinta-feira (17), o volante Danilo marcou o gol que decretou a vitória do Verdão no Derby por 2 a 1, aos 23 do segundo tempo, quando o jogo estava empatado em 1 a 1, e chegou ao seu primeiro gol em clássico como profissional. O primeiro gol do clássico foi anotado por Raphael Veiga, de pênalti, aos 28 do primeiro tempo – o corintiano Róger Guedes havia empatado, também de penalidade, aos 15 da etapa final.

“Essa equipe fantástica, a torcida. Foi na vontade. Acho que desde o começo a gente impôs, botou ritmo, foi crucial para sair vitorioso. É fruto do trabalho, da confiança de todos. O professor falou, evolui muito, a tendência é evoluir, concentrado, para fazer boas partidas”, analisou o camisa 28 após o duelo.

Hoje aos 20 anos, Danilo foi alçado ao time principal em 2020, quando tinha 18, e, desde então, já acumula 94 partidas, sete gols e cinco assistências. Na atual temporada, Danilo é a Cria da Academia com mais minutos em campo: 921, seguido por Wesley, com 578.

Não é de hoje que Danilo é um dos oriundos da base que mais soma minutos em campo. No ano de 2021, ele foi o líder no quesito, com 3.942 minutos jogados, seguido por Renan, com 3.902 (este dado contabiliza também os duelos da temporada 2020 realizados entre janeiro e março de 2021).

Já na temporada 2020, quando estreou no profissional, ele encerrou sua participação no top 10 de jogadores palmeirenses com mais interceptações, impedindo passes, cruzamentos ou lançamentos de adversários em 17 oportunidades (diferentemente de um desarme, quando a bola é roubada dos pés do jogador rival), ocupando a 10ª colocação.

“Agradecer a Deus pelo prêmio. Muito feliz em ajudar a equipe. O Professor Abel está de parabéns, a torcida nem se fale, apoiou do começou ao fim”, concluiu a Cria.

Além da assiduidade no time, pois vem sendo constantemente utilizado no esquema tático de Abel Ferreira, o jogador demonstra efetividade na posição, se destacando como o vice-líder em ações defensivas (desarmes + interceptações) nesta temporada – eram 17 até entrar em campo contra o Corinthians, atrás apenas de Marcos Rocha, com 18. Antes de a bola rolar no Derby, Danilo também era o vice-líder em desarmes do time nesta temporada, com 11 botes certos no total, ao lado de Jorge, Atuesta e Zé Rafael, e atrás apenas de Marcos Rocha, com 15.

Ser reconhecido como craque por uma organização desportiva, como no caso da partida desta noite, aliás, não é novidade para o meio-campista. Durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2021 (por suas atuações nos jogos contra o Al Ahly-EGI e Chelsea-ING), foi eleito pela FIFA como o terceiro melhor jogador da competição.

HISTÓRICO NO VERDÃO

Danilo chegou ao Palmeiras em 2018, aos 16 anos, e foi titular na Copa São Paulo de 2020 e, no início do segundo semestre daquele ano, chamou a atenção da comissão técnica durante os treinos do Sub-20 na Academia de Futebol (àquela altura, o atleta já era figura constante nas convocações da Seleção Brasileira Sub-20). Promovido ao profissional desde então, foi titular na final da Libertadores 2020.

Meio-campista versátil que atua na contenção e na armação de jogadas, Danilo participou de alguns projetos sociais na sua cidade natal, Salvador (BA), e foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Baiano pelo Cajazeiras, aos 16 anos, antes de chegar ao Palmeiras em 2018, quando foi captado para integrar o elenco Sub-17 e naquela mesma temporada já conquistou o título paulista da categoria. No Sub-20, o canhoto de 19 anos ganhou espaço ao final de 2019, contribuindo para a conquista de mais um título paulista.