Departamento de Comunicação

O Palmeiras fez na manhã desta quinta-feira (02), na Academia de Futebol, mais uma sessão de treino em preparação ao confronto com o Atlético-MG, no domingo (05), às 16h, no Allianz Parque, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Murilo, recuperado de dores musculares na coxa esquerda, trabalhou com o elenco alviverde em tempo integral.

No gramado, após aquecimento, os jogadores fizeram movimentações técnicas com objetivos específicos. Na sequência, divididos por posições, os atletas aprimoraram quesitos táticos – de um lado, com o auxiliar Carlos Martinho, os zagueiros e os laterais trabalharam movimentos, saídas de bola e posicionamentos; do outro, sob a batuta de Vitor Castanheira, os meias e os atacantes aperfeiçoaram transições, ultrapassagens e finalizações.

Murilo treinou com o elenco em tempo integral (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O duelo de domingo (05) terá um gosto especial para Gustavo Scarpa, pois, caso entre em campo, o meio-campista completará 200 partidas pelo Verdão – apenas Dudu, Weverton e Marcos Rocha já atingiram esta marca no atual elenco.

“Para mim, é uma honra, tanto pelos jogos quanto pelas amizades que fiz aqui dentro nesses quatros anos e meio. Poder fazer parte de um dos momentos mais vitoriosos do Palmeiras é muito gratificante”, afirmou o camisa 14 palestrino, líder em assistências na atual temporada, com seis (ao lado de Raphael Veiga), e que soma, ao todo, 36 bolas na rede e 45 passes para gol desde que chegou ao clube, em 2018. “Claro que o gol é uma alegria imensa, mas poder dar assistência com bola rolando ou com bola parada, como o escanteio, que é uma arma da nossa equipe, me deixa muito feliz. É muito legal ver os companheiros alegres por marcar gols”.

Scarpa comentou também sobre a importância da semana cheia e a respeito do adversário mineiro. “É uma das primeiras semanas cheias do ano. É importante na questão física principalmente, porque a gente para um pouco de viajar. E é até estranho, minha esposa estranhou, perguntou se não tinha jogo essa semana (risos). Mas é fruto do trabalho, por brigar na frente em todas as competições. Estamos aproveitando para trabalhar melhor fisicamente, tecnicamente e taticamente. Sobre o jogo, o Atlético-MG para mim é uma das melhores equipes do Brasil nos últimos anos, um elenco muito forte, rapaziada boa de bola. Eu tenho certeza de que será um jogo difícil. Vamos tentar impor nosso ritmo e espero que possamos fazer de tudo para vencer”, concluiu.

O Maior Campeão do Brasil é o atual líder do Campeonato Brasileiro, o dono da melhor defesa (cinco gols sofridos), e ostenta a maior invencibilidade (sete confrontos, ao lado do Internacional) e a maior sequência de vitórias (três). Na temporada, está invicto há 14 partidas (11 vitórias e três empates) – esta já é a maior sequência de invencibilidade da era Abel Ferreira e a maior desde os 20 jogos sem derrotas sob comando de Vanderlei Luxemburgo, entre julho e outubro de 2020; é também a maior série invicta vigente entre todos os times que disputam a Série A, seguida pelas de Internacional e São Paulo, ambos com 12.

O atacante Miguel Merentiel durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Derrotado apenas três vezes nos últimos 41 jogos (somando 29 vitórias e nove empates), o Palmeiras venceu dez dos 11 compromissos mais recentes. A equipe também vem de seis vitórias, maior sequência desde outubro/novembro de 2021 e maior sequência estre os participantes da Série A. Aliás, considerando o desempenho de todos os times da divisão de elite do Brasileirão, o Verdão possui o melhor aproveitamento de pontos desta temporada (80,39%, seguido pelo Atlético-MG, com 75,27%), o melhor ataque (média de 2,12 gols por partida, seguido pelo Atlético-MG, com 1,94) e a melhor defesa (média de 0,56 por partida, seguido pelo Ceará, com 0,57). Como mandante, também lidera em aproveitamento (90,74%) e gols marcados (2,39).

A temporada 2022 aparece como a mais vitoriosa e a segunda menos vazada da história do Palmeiras dentro do Allianz Parque, com 90% de aproveitamento (14 triunfos, um empate e uma derrota em 16 jogos) e oito gols sofridos (média de 0,50 gol por jogo) – o segundo melhor aproveitamento aconteceu na temporada de 2019, com 76% (18 vitórias, cinco empates e três derrotas em 26 jogos), assim como a melhor média de gols sofridos, com 0,46 (12 gols em 26 partidas).