Departamento de Comunicação

Em noite de estreias pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, o Palmeiras bateu o América-MG por 1 a 0, com gol de Gustavo Scarpa, no Estádio Independência (Belo Horizonte-MG), na noite desta quinta-feira (21), aos 20 do segundo tempo. Com 36 pontos, o Verdão é o líder isolado, seguido do Corinthians, com 32, mesma pontuação do 3° colocado, Atlético-MG.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

A noite, aliás, ficou marcada pelo debute de dois aguardados nomes que a torcida já queria ver em campo, mas que, por questões burocráticas, só puderam entrar em campo a partir desta data: tratam-se dos atacantes Miguel Merentiel (uruguaio) e Flaco López (argentino). Merentiel, novo dono da camisa 9, começou como titular no ataque e, depois, López, com a camisa 18, entrou aos 10 do segundo tempo – este, por sua vez, ficou muito perto de fazer um golaço! Isso foi quando o Verdão já vencia por 1 a 0, e então Mayke ajeitou de cabeça para o centroavante na área do América-MG – ele pegou de letra e a bola passou muito perto da trave. Por pouco não saiu o segundo!

Time que atingiu a maior série invicta deste Brasileirão já emplacada nesta edição até aqui (entre a 2ª e 14ª rodada, ou seja, 13 jogos), no cenário visitante, o Verdão de Abel Ferreira é o único time que não perdeu fora de casa na atual edição: em oito duelos, conquistou 19 dos 27 pontos possíveis, com quatro vitórias (Juventude, Santos, Coritiba, São Paulo e América-MG) e quatro empates (Goiás, Flamengo, Avaí e Fortaleza).

Além disso, das 18 vezes em que foi a campo até aqui neste Brasileiro, assim como todos os outros participantes, o Palmeiras venceu dez duelos e, com isso, é o time com mais triunfos no Brasileirão 2022, isoladamente, à frente de outras três equipes com nove vitórias cada (Athletico-PR, Corinthians e Fluminense).

O Verdão também é o time com o menor número de reveses neste Nacional, apenas dois (na 1ª e 15ª rodada, para o Ceará e Athletico-PR, ambos em casa) ao lado do Internacional e Atlético-MG (ambos também superados somente duas vezes cada nesta edição de 2022 até aqui).

Além da liderança, o Palmeiras ostenta, isoladamente, o melhor ataque da competição: 29 gols marcados até aqui (dois a mais do que o Fluminense de Diniz, com 27, segundo no quesito); e a defesa menos vazada: apenas 12 gols sofridos (seguido do Santos, vazado 16 vezes).

Portanto, o Alviverde é dono também do melhor saldo de gols: 17 (pois marcou 29 e sofreu 12), seguido de outros quatro clubes com oito gols de saldo: o Atlético-MG, Fluminense, Internacional e Bragantino.

O JOGO

O duelo foi equilibrado. Tanto que o primeiro tempo terminou sem gols. Na segunda etapa, aos 19 minutos, Gustavo Scarpa recebeu passe de Marcos Rocha no bico da área pela direita, ajeitou e chutou cruzado, com força. A bola saiu do alcance do goleiro Matheus Cavichioli e, desta forma, fez um belo, deixando o Verdão em vantagem no placar no Independência.

O segundo tempo foi mais disputado. O Palmeiras criou mais chances, inclusive com o argentino Flaco López, novo camisa 18, que havia entrado aos 10 do segundo tempo no lugar de outro atacante estrangeiro que também estreou hoje (o uruguaio Miguel Merentiel, camisa 9). Além do quase gol de letra que fez, López também participou de diversas outras jogadas ofenivas.

Mas o Coelho também criou suas chances. Assustou em uma jogada na metade do segundo tempo, obrigado Weverton a fazer defesa salvadora. E para colocar emoção até o fim, o América ainda teve a chance do empate no último minuto com Juninho, que recebeu na pequena área de Raúl Cáceres, sem goleiro, e mandou para fora. Sorte para o Palmeiras.

COMO FICOU

Este foi o 30° jogo entre as equipes. Nos total dos duelos entre Verdão e Coelho ao longo da história (o primeiro, em 1939), o Alviverde venceu mais da metade destes duelos: 16. A história registra ainda outros nove empates e cinco triunfos do time mineiro. O saldo de gols também é amplamente favorável ao Maior Campeão do Brasil: balançou as redes do adversário da vez em 52 ocasiões, contra 27 vezes em que sofreu gol.

Além disso, como visitante, o Palmeiras possui mais do que o dobro de vitórias do adversário da vez, pois levou a melhor em nove duelos, contra quatro vezes em que saiu superado (outros cinco duelos terminaram empatados no total dos 18 como visitante). Além disso, o saldo de gols palmeirense como visitante também é amplo: foi às redes 28 vezes contra 19 gols que sofreu.

E considerando apenas os jogos pelo Brasileirão ainda no cenário visitante, o Verdão também é superior ao América: em nove duelos, venceu três e perdeu um – as equipes ainda empataram em uma ocasião (foram nove gols marcados pelo Palmeiras contra seis sofridos).

AGENDA

O Palmeiras ainda joga duas vezes pelo Brasileirão antes de enfrentar o Atlético-MG pelas quartas de final da Libertadores (jogo de ida, fora de casa, em 03 de agosto). Os próximos duelos pelo Nacional são no próximo dia 24 (domingo), às 16h, no Allianz Parque, contra o Internacional, pela 19ª; e depois pela 20ª rodada, no dia 30 (sábado), em Fortaleza (CE), no Estádio do Castelão, às 16h30, contra a equipe do Ceará.

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Danilo (Gabriel Menino, aos 42’/2ºT), Zé Rafael e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, aos 10’/2ºT); Dudu (Mayke, aos 32’/2ºT), Wesley (Breno Lopes, aos 32’/2ºT) e Merentiel (López, aos 10’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gol: Gustavo Scarpa (20’/2ºT) (0-1)

Cartões amarelos (SEP): Wesley, Danilo e López.