Departamento de Comunicação

Na partida que debutou o novo uniforme Palmeiras/Puma 2022, que faz alusão ao ano de 1942, temporada em que o Palestra muda de nome para Palmeiras e conquista o seu primeiro título com o novo nome, o Palmeiras venceu a equipe da Ponte Preta pela primeira rodada do Campeonato Paulista no Allianz Parque. O duelo ocorreu na noite desta quarta-feira (26) e este foi seu segundo compromisso no estadual, já que o Verdão jogou pela primeira vez pela competição diante do Novorizontino (vitória por 2 a 0 fora de casa na estreia do Paulistão 2022 pela 5ª rodada antecipada). Com o triunfo por 3 a 0, gols de Murilo, aos 8, Luan, aos 21, e Rony, aos 27 do primeiro tempo, o Alviverde defendeu série invicta que ostenta contra o time campineiro no Allianz Parque que já dura seis anos: o último revés em casa para a Macaca aconteceu em outubro de 2015, pelo Campeonato Brasileiro; depois, entre 2016 e 2022, foram seis duelos com o de hoje, com quatro vitórias palmeirenses e dois empates.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Além disso, no retrospecto geral (ou seja, independentemente do local de disputa ou do torneio em questão), o Verdão vem de agora nove jogos sem saber o que é perder para o adversário da vez (oito vitórias e um empate). O último triunfo do rival alvinegro aconteceu em 2017, na semifinal do Paulista. Depois disso, foram dois jogos pelo Brasileiro, com duas vitórias palestrinas, e seis jogos pelo Estadual, com cinco resultados positivos do Alviverde e um empate.

De quebra, esta foi a 70ª vitória da história do Palmeiras contra a equipe da Ponte Preta. Um dos adversários mais frequentes do Maior Campeão do Brasil na história, a Ponte Preta cruzou os caminhos alviverdes em 135 ocasiões com esta, só não mais que o Juventus da Mooca (142 vezes), o Guarani (190), a Portuguesa (265), o São Paulo (325), o Santos (343) e o Corinthians (381). Desta forma, ocupa a sétima posição dentre os clubes que o Maior Campeão do Brasil mais superou em sua história: 70 vezes com a de hoje, número que o Alviverde só atingiu antes contra seis adversários. São eles: o Juventus da Mooca (92 vitórias), o Guarani (97), o São Paulo (107), a Portuguesa (125), o Corinthians (134) e o Santos (146).

Dentre os jogadores, noite especial para o atacante Rony, autor do terceiro gol da vitória do Verdão por 3 a 0. O atacante, agora dono da camisa 10, chegou nesta noite à emblemática marca de 100 partidas pelo Palmeiras desde que chegou em 2020 – além dos 100 jogos, marcou 24 gols e, no Alviverde, já levantou os títulos do Paulistão de 2020, contra o Corinthians, da Copa do Brasil de 2020, contra o Grêmio, da Libertadores 2020, contra o Santos, e o da Libertadores 2021, contra o Flamengo.

O duelo contra a Ponte Preta também reservou momento especial para outros jogadores, como o zagueiro Murilo, que estreou pelo Verdão no jogo anterior, contra o Novorizontino (jogo que marcou a estreia do time na temporada 2022) e teve a oportunidade de marcar um gol logo em sua segunda partida, inaugurando o placar em 1 a 0 aos oito minutos de partida e abrindo caminho para a vitória. Murilo foi revelado no Cruzeiro e teve passagem pelo futebol europeu antes de chegar ao Alviverde como um dos reforços para a temporada atual.

Outros dois que terão a partida contra a Ponte Preta como inesquecível em suas carreiras são o goleiro Marcelo Lomba e o meio-campista Jailson “Will Smith”, ambos trazidos como reforços para a temporada atual. Lomba jogou com a camisa 42, que então pertencia ao goleiro ex-Palmeiras Jailson até a temporada passada (peça essa, inclusive, substituída por Lomba no Verdão). Além disso, a camisa 42 faz alusão ao ano da Arrancada Heroica, importante momento da história alviverde em que o Palestra Italia passa a se chamar Palmeiras devido a fortes pressões da Segunda Guerra Mundial – tudo isso, justamente no dia em que o novo uniforme que cuja campanha faz alusão exatamente a essa temática fora estreado.

Já o meio-campista Jailson entrou durante o segundo tempo no lugar do lesionado Murilo, autor do primeiro gol, e fez sua estreia de forma oficial. A estreia de Jailson criou expectativas por parte da torcida, principalmente, pela forma com que o jogador fora anunciado pelo clube: um vídeo em tom bem-humorado produzido pela equipe de comunicação que fez muito sucesso dentre a torcida que fazia comparação com o personagem da série norte-americana ‘Um Maluco no Pedaço’, protagonizado por Will Smith.

Vale registrar, aliás, a curiosidade de que os dois primeiros gols foram anotados por zagueiros. A última vez em que o Alviverde teve gols marcados por uma dupla de zaga na mesma partida havia sido em 31/10/2018, no empate por 2 a 2 contra o Boca Juniors-ARG pelas semifinais da Libertadores (Luan e Gómez pontuaram para o Verdão). Ao longo da história palestrina, é possível notar diversos casos de duplas de zagas artilheiras frequentemente, como Luís Pereira e Vágner Bacharel, Cleber e Antônio Carlos, Yerry Mina e Vítor Hugo, dentre outros.

E não são só os jogadores que tiveram marcas individuais impressionantes nesta noite. O técnico Abel Ferreira também saiu de campo com uma: com 42 partidas na arena palmeirense, o português já é o treinador com mais jogos à frente do comando palestrino na arena, inaugurada em 2014, seguido de Cuca (segundo, com 35) e Felipão (terceiro, com 30 jogos). Mas o treinador igualou, nesta noite, Cuca na primeira posição da lista como o técnico com mais vitórias na arena palmeirense: agora são 24.

AGENDA

O Palmeiras volta a campo no próximo sábado (29), às 16h, pela 2ª rodada do Campeonato Paulista (seu terceiro compromisso), contra o São Bernardo, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, região do Grande ABC, em São Paulo.

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Luan, Murilo (Jailson, aos 14’/2ºT) e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Gabriel Veron, aos 31’/2ºT); Raphael Veiga (Gabriel Menino, aos 31’/2ºT), Dudu (Breno Lopes, aos 31’/2ºT) e Rony (Deyverson, aos 37’/2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Murilo (8’/1ºT) (1-0), Luan (21’/1ºT) (2-0), Rony (27’/1ºT) (3-0)

Cartões amarelos (SEP): Raphael Veiga e Murilo