Palmeiras bate Vitória por 3 a 0 no Barradão com gols de Deyverson e Dudu

Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Deyverson e Dudu marcaram pelo VerdãoPalmeiras e Vitória se enfrentaram tarde deste domingo (22), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Barradão, em Salvador (BA). Com dois gols de Deyverson no primeiro tempo e um de Dudu, na etapa derradeira, o Verdão conquistou três importantes pontos fora de casa e chegou a 33 pontos na tabela e, com isso, segue na sexta posição (atrás do Atlético-MG, quinto colocado, com o mesmo número de pontos).

Autores dos gols do triunfo diante do Vitória, Deyverson e Dudu têm números curiosos no Palmeiras. O camisa 16 chegou a 13 gols em 42 jogos, sendo que nos últimos dois duelos em que atuou pelo clube marcou três gols. Já Dudu, dono da camisa 7, chegou ao seu 50º tento pelo Palmeiras em 205 jogos.

Dos 50 gols marcados por Dudu, 29 foram válidos pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, ele ocupa o posto de maior artilheiro do Palmeiras na história da competição disputada no sistema de pontos corridos (desde 2003). Dudu está no clube desde a temporada 2015.

Além do jogo deste domingo (19), o camisa 7 alviverde havia marcado gols contra o Vitória nos dois encontros anteriores com a equipe baiana – foram três ao todo, sendo dois no triunfo por 4 a 2 sobre o time baiano em julho de 2017, no Allianz Parque, e um no revés por 3 a 1, em novembro do mesmo ano, no Barradão.

Além disso, Dudu segue como o líder do elenco esmeraldino em minutos disputados: são, ao todo, 3779 minutos em campo entre partidas de Paulista, Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil e amistosos, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

Com este resultado diante do Vitória, o Verdão chegou ao seu sétimo jogo seguido sem sofrer gol, entrando para o top 5 de maiores séries intransponíveis da história do clube, ao lado das sequências obtidas entre 05/12/1971 e 22/01/1972, 26/03/1978 e 27/04/1978, 26/03/1989 e 20/04/1989 e entre 24/10/1992 e 15/11/1992.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Deyverson vive boa fase no VerdãoO Palmeiras mira agora chegar à sua oitava partida sem ser vazado – basta passar em branco no quesito de gols sofridos contra o Botafogo, nesta quarta-feira (22), pela 20ª rodada do Brasileirão. Se isso acontecer, o time de Luiz Felipe Scolari irá igualar a série de oito partidas sem gols sofridos imposta de 22/08/1965 a 28/09/1965. Vale lembrar que a maior série do clube sem ser vazado é de 12 partidas, atingida em 1987.

O confronto entre os dois clubes se repetiu pela 42ª vez na história. No retrospecto geral, o Verdão leva ampla vantagem, com 24 triunfos obtidos contra oito da equipe baiana, além de outros dez empates. Ao todo, o Alviverde vazou o rival em 78 ocasiões e sofreu 55 gols.

Jogos contra o Vitória pelo Brasileirão, aliás, costumam trazer boas lembranças ao Palmeiras. Foi diante da equipe baiana, em 1993, que o Verdão conquistou o seu 7º título brasileiro (dos nove que hoje possui). A decisão, naquela ocasião, foi disputada no Morumbi, e o Alviverde foi a campo com: Sérgio, Gil Baiano, Antônio Carlos, Cléber (Tonhão) e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Edílson, Zinho, Edmundo e Evair (Sorato). Os gols, do triunfo por 2 a 0 sobre o Vitória, foram marcados pela dupla Evair e Edmundo.

Além do próprio Vitória, o Alviverde já enfrentou outras cinco equipes do estado nordestino: Botafogo-BA, Galícia, Vitória da Conquista, Bahia e Ypiranga-BA. No retrospecto estatístico agregado de todos esses clubes contra o Verdão, a vantagem ainda assim é palmeirense, com 54 vitórias contra 19 derrotas em 100 jogos (além de 27 empates). Foram 173 gols marcados e 106 sofridos.

Individualmente, alguns jogadores também atualizaram marcas próprias. Bruno Henrique e Lucas Lima, por exemplo, somas 17 jogos disputados no Brasileirão de 2018, de 19 possíveis. Bruno Henrique só não atuou diante da Chapecoense, pela 3ª rodada do Nacional, e do Ceará, pela 11ª rodada. Já Lucas Lima não marcou presença apenas frente o São Paulo, na 9ª rodada do Brasileiro, e o Atlético-MG, pela 14ª rodada.

O meio-campista Bruno Henrique, aliás, segue como dono do posto de jogador do elenco alviverde com mais minutos disputados no Brasileiro de 2018: o camisa 19 acumula 1483 ao todo, já considerando eventuais períodos de acréscimo concedidos pela arbitragem.

Lucas Lima também ostenta outras marcas expressivas. Além de ser, ao lado de Bruno Henrique, o atleta palmeirense com mais atuações neste Brasileiro (entrou em 17 partidas de 19 possíveis), o camisa 20 segue na liderança no quesito de assistências para gols na temporada – nenhum outro atleta do grupo esmeraldino deixou seus companheiros cara a cara com o goleiro tantas vezes em 2018: agora são dez passes a gol (já considerando a assistência para o gol de Dudu, o terceiro da partida).

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (22), às 21h (de Brasília, para enfrentar a equipe do Botafogo pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Allianz Parque, em São Paulo (SP).

O jogo

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Felipão mudou o time no intervaloO primeiro tempo começou com os dois times demostrando um futebol equilibrado dentro de campo. No entanto, logo em suas primeiras tentativas (aos dez minutos de jogo), o Verdão já conseguiu abrir o marcador na casa do adversário, com Deyverson, após lançamento de Dudu recebido e ajeitado por Marcos Rocha, de cabeça – o camisa 19 chegou chutando de primeira, da entrada da área, de pé direito, e estufou as redes (Vitória 0x1 Palmeiras)

Mesmo depois do tento sofrido, os donos da casa não se deixaram abalar e prosseguiram na tentativa de criar jogadas perigosas. Em uma delas, o goleiro Weverton estava atento e conseguiu impedir e, em outro lance distinto, Marcos Rocha fez um desarme preciso aos 19 minutos.

Após um bom momento do Palmeiras, o jogo parecia estar ficando novamente de igual para igual. Foi aí que, aos 28 minutos, Deyverson marcou seu segundo gol, após cobrança de escanteio batida por Dudu: o camisa 7 cruzou na medida para Deyverson cabecear e superar o arqueiro Ronaldo. (Vitória 0x2 Palmeiras)

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Palmeiras não sabe o que é sofrer gol há sete partidasDo segundo gol em diante, só deu Verdão! A vantagem palmeirense poderia ter sido ainda maior se uma sequência de tentativas não tivesse parado no goleiro Ronaldo e também no travessão aos 38 do segundo tempo: Marcos Rocha chutou duas vezes, Dudu finalizou na sobra e Deyverson, de cabeça, ainda tentou completar a jogada.

No segundo tempo, Moisés iniciou a etapa no lugar de Bruno Henrique, e inclusive vestiu a braçadeira de capitão que antes estava com o camisa 19. Com o dono da camisa 10 em campo, o Alviverde ganhou fôlego novo no meio de campo.

O terceiro gol palmeirense surgiu aos 14 minutos, em um lance que começou com Marcos Rocha pela direita: o lateral cruzou a bola na medida para Lucas Lima, que recebeu a bola e a deixou para Dudu finalizar de pé direito após passar no meio de dois marcadores. (Vitória 0x3 Palmeiras)

Com o terceiro tento, o time de Luiz Felipe Scolari passou a administrar o resultado, mas sem deixar de aproveitar boas chances de ataque – em uma delas, Victor Luis quase fez aquele que seria o quarto gol do Verdão, mas a bola subiu muito e passou tirando tinta do travessão rival.

Felipão, aliás, voltou a mexer no time aos 27 do segundo tempo: sacou Dudu para a entrada do lateral-esquerdo Diogo Barbosa, fazendo com que Victor Luis automaticamente fosse deslocado para o segundo terço do campo, ajudando na recomposição e também no sistema defensivo. De forma geral, após a alteração, o Alviverde passou a jogar mais fechado.

O Maior Campeão do Brasil se manteve intacto diante das investidas do Vitória até os minutos finais de jogo. Aos 38 do segundo tempo, Felipão fez troca de jogadores da mesma posição: Mayke entrou no lugar de Marcos Rocha. Aos 44, o Verdão ainda chegou à sua última chance clara de gol, com Diogo Barbosa, após passe de Moisés – o chute do lateral-esquerdo palmeirense assustou a defesa baiana.

CONFIRA OS GOLS DO VERDÃO PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM:

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 38'/2ºT), Luan, Gustavo Gómez e Victor Luis; Thiago Santos e Bruno Henrique (Moisés, no intervalo); Hyoran, Lucas Lima e Dudu (Diogo Barbosa, aos 27'/2ºT); Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Gols: Deyverson (10'/1ºT) (0-1), Deyverson (28'/1ºT) (0-2), Dudu (14'/2ºT) (0-3),

Cartão amarelo: Bruno Henrique

CONFIRA OS BASTIDORES DA PARTIDA NA TV PALMEIRAS/FAM: