Departamento de Comunicação

A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro registrou revés do Verdão para o rival São Paulo na noite desta quarta-feira (17), no Allianz Parque, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Gabriel Sara, aos 23 do primeiro tempo, e por Luciano, aos 15 da etapa final em saída de bola errada da defesa alviverde. Com o resultado, o Alviverde permanece com 58 pontos e ocupa a terceira posição da tabela – o é o vice-líder, com 61 pontos (pontuação já contabilizada com o placar parcial do empate com o Corinthians, placar do duelo entre as equipes ao final do jogo do Verdão), e o líder é o Atlético-MG, com 71 pontos.

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

O Palmeiras foi a campo com time alternativo, já que o técnico Abel Ferreira optou por poupar boa parte dos titulares visando a decisão da Libertadores contra o Flamengo no próximo dia 27 (sábado), em Montevidéu, Uruguai. O Verdão foi a campo com: Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Renan e Jorge; Matheus Fernandes (Raphael Veiga), Patrick de Paula (Zé Rafael) e Danilo; Breno Lopes (Gustavo Scarpa), Luiz Adriano (Rony) e Willian (Wesley).

Apesar do revés, o São Paulo é a maior vítima do Verdão no Allianz Parque. Desde que a arena foi inaugurada, o Alviverde venceu a equipe tricolor nove vezes em números absolutos (em 14 jogos), sendo o time mais vezes derrotado pelo Verdão no local, seguido do Fluminense (oito vitórias palmeirenses em oito jogos – portanto, o Flu, em média, tem o Verdão como algoz na arena).

Este duelo encerrou ainda um tabu de Rogério Ceni. No Allianz Parque, esta é a única vitória do treinador em sua carreira, mesmo desde a época de atleta, pois, desde o ano da inauguração do Allianz Parque, em 2014, antes do duelo desta noite, o estádio havia recebido Rogério Ceni como rival na condição de jogador e treinador cinco vezes – cinco derrotas de Ceni. Como goleiro do São Paulo, Ceni enfrentou o Palmeiras duas vezes: vitória palmeirense por 3 a 0 pelo Paulista de 2015 e por 4 a 0 pelo Brasileiro daquele mesmo ano (o jogo do estadual ficou marcado por um golaço do meia palmeirense Robinho do meio de campo). Já como treinador, Ceni havia visitado o Verdão no Allianz Parque três vezes: como técnico do São Paulo, Fortaleza e Cruzeiro. Em todas as ocasiões, o Palmeiras saiu vencedor – venceu o Tricolor no Paulista de 2017 por 3 a 0, goleou o Fortaleza na estreia do Brasileiro de 2019 por 4 a 0 e, por fim, superou o Cruzeiro por 1 a 0 pelo Brasileiro de 2019.

O Palmeiras também vinha de três jogos invictos contra o São Paulo. Antes desse, o último revés para o Tricolor havia acontecido pelo Paulista de 2021 e, desde então, o Verdão havia enfrentado o rival em três ocasiões: dois empates e uma vitória. Neste intervalo, o Alviverde empatou pelo primeiro turno do Nacional sem gols, no Morumbi, e, em seguida, com um empate por 1 a 1 fora de casa (gol de Patrick de Paula) e vitória por 3 a 0 no Allianz Parque (gols de Raphael Veiga, Dudu e Patrick de Paula), resultado que classificou o time – agora finalista do torneio – para a semifinal do Continental.