Palmeiras encara Bahia em busca de 25ª vitória na história

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

O duelo entre Palmeiras e Bahia neste domingo (02), em Salvador, marcará o reencontro entre o time do Palestra Italia e Gilson Kleina, técnico que comandou o Verdão até o início desta temporada. O jogo, que será realizado na Arena Fonte Nova, também poderá representar a 25ª vitória alviverde em toda história do confronto – ao todo, são 46 duelos, 24 triunfos palestrinos, 13 empates e apenas nove reveses.

Na Fonte Nova, reformada para a disputa da Copa do Mundo, o Palmeiras já disputou 20 jogos contra o Bahia e também possui boa vantagem sobre o time local, com sete vitórias, nove empates e quatro derrotas (foram 21 gols marcados e 16 sofridos).

O estádio, aliás, é o campo com mais jogos em toda história do confronto, seguido pelo Palestra Italia com 10 partidas (5V, 2V e 3D), Pacaembu com cinco (3V, 1E, 1D) e Morumbi com dois duelos (2V).

Em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, o Verdão apresenta o dobro de vitória sobre o Bahia. São 18 triunfos palmeirenses, nove dos tricolores e outros nove empates, com 44 tentos anotados a favor e 27 contra.

A maior goleada da história do jogo, curiosamente, foi repetida quatro vezes, sempre a favor do Palmeiras – 4 a 0 em 1937, 1963, 1983 e 2012 (nas duas primeiras vezes fora de casa e, depois, em seus domínios).

No último encontro entre as equipes, empate em 1 a 1 no estádio do Pacaembu, com gol de Henrique, artilheiro do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, à época comandado por Ricardo Gareca, foi a campo com Fábio; Wendel (Weldinho), Marcelo Oliveira, Lúcio e Victor Luis; Josimar e Wesley; Mouche (Mendieta), Felipe Menezes (Patrick Vieira) e Leandro; Henrique.

Em 1991, Palmeiras vence Bahia por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.

Confira o vídeo: