Com gol solitário de Mazinho, Palmeiras derrota Bahia em Salvador

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O gol alviverde saiu após bela jogada do Mago e conclusão perfeita de MazinhoEm noite inspirada de Valdivia, o Palmeiras suportou a pressão adversária e, com gol do atacante Mazinho, venceu o Bahia pelo placar de 1 a 0, na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA, no confronto válido pela 32ª rodada do Brasileirão.

Com a torcida a favor, a equipe baiana buscou pressionar o Palmeiras no campo de defesa logo no início da partida. Em meio a este cenário, a equipe palestrina pouco atacou em toda a primeira etapa, mas chegou ao gol da vitória com o “homem de confiança” de Dorival Júnior: após linda tabela com Valdivia, a estrela de Mazinho brilhou e o atacante fez bem o seu papel diante do goleiro Marcelo Lomba, que nada pôde fazer para evitar o tento palestrino.

O Verdão sofreu com alguns erros de posicionamento defensivo no primeiro instante do jogo. Dorival, então, recompôs a zaga alviverde na segunda etapa e, de maneira perfeita, a pressão baiana, em meio ao jogo truncado, foi anulada. Por outro lado, Valdivia, principal palmeirenses em campo, mostrou-se incansável em campo e, por mais uma vez, chamou a responsabilidade e liderou solidamente como capitão palestrino.

Apesar das muitas tentativas adversárias, o Palmeiras garantiu três importantes pontos no Brasileirão e pulou para a 13ª posição na tabela, com 39 pontos conquistados, abrindo cinco pontos de distância da zona de rebaixamento.

O próximo compromisso alviverde será no sábado (8), às 19h30, contra o Atlético-MG, no estádio do Pacaembu, no confronto válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogo

Apesar de jogar fora da capital paulista, o Verdão buscou equilibrar as ações da partida logo no início, mesmo desfalcado do atacante Henrique, artilheiro do Brasileirão com 16 gols.

No entanto, aos 8 minutos de jogo, um susto à meta alviverde: Kieza desviou chute de Rafael Miranda e acertou o travessão, para posterior defesa do goleiro Fernando Prass.

Após o golpe, a equipe baiana continuou a pressionar o Palmeiras no campo de defesa. Aos 20, Emanuel Biancucchi arriscou de fora da área e Fernando Prass, seguro, operou linda defesa na Fonte Nova.

Firme na marcação, o alviverde respondeu aos 28 minutos: após desarme de Valdivia na metade do campo, Renato arrancou e abriu na ponta para Mouche. O argentino dominou com a perna direita e, de esquerda, soltou o pé de fora da área, rente ao poste esquerdo de Marcelo Lomba, arrancando suspiros dos palmeirenses presentes na arena.

Mesmo com a pouca frequência de ataque, o Palmeiras conseguiu chegar perigosamente ao gol baiano e foi feliz: aos 35, após linda tabela entre Valdivia e Mazinho, o atacante do Verdão apareceu livre, na cara de Marcelo Lomba, e mandou para o fundo das redes, abrindo o placar da partida (Bahia 0x1 Palmeiras).

Com o tento, a equipe palestrina passou a administrar as ações da partida e ter maior tranquilidade na armação das jogadas de ataque. O gol de Mazinho deu maior confiança à equipe, que neutralizou os golpes de reação do Bahia ao longo da primeira etapa.

No segundo tempo, com a vantagem alviverde no placar, o certame ficou truncado, sem muitas oportunidades de ataque para os dois lados. Quando golpeava, as jogadas palmeirenses passavam pelos pés de Valdivia, principal nome do Palmeiras em campo.

Aos 12, após receber na entrada da área, João Pedro, outro destaque do Verdão no duelo, soltou a bomba de canhota, obrigando o goleiro Marcelo Lomba a fazer boa defesa.

Organizado defensivamente, as principais ações palestrinas vinham pelas pontas do campo. Valdivia, Joao Pedro e Mouche eram os mais acionados no ataque. Aos 27 minutos, o argentino deu lugar a Diogo, na primeira substituição do técnico Dorival Júnior na partida.

A segunda mexida do treinador alviverde veio quatro minutos depois: Mazinho deu lugar ao argentino Allione, voltando ao time após recuperar-se de lesão.

E o hermano tratou logo de mostrar seu cartão de visitas aos baianos: após fintar dois jogadores, o meia tabelou com Valdivia e tocou de calcanhar para João Pedro. O lateral alviverde encheu o pé e quase surpreendeu Marcelo Lomba, tirando tinta da trave.

Visando dar sangue novo ao sistema defensivo alviverde, a última alteração de Dorival Júnior veio aos 39 minutos: exausto, Renato deu lugar a Washington.

Apesar da pressão baiana nos instantes finais da partida, o Palmeiras suportou os golpes do adversário e garantiu três pontos importantíssimos em Salvador.

Escalação: Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Tobio e Victor Luis; Marcelo Oliveira, Renato (Washington), Wesley, Mazinho (Allione) e Valdívia; Mouche (Diogo)

Cartões Amarelos: Marcelo Oliveira, Wesley e Allione

Gol

Palmeiras: Mazinho (35’ – 1º Tempo)