Departamento de Comunicação

O Palmeiras estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quarta-feira (05), às 15h15, contra o ASSU-RN, no estádio Distrital do Inamar, em Diadema-SP, pelo Grupo 28 da primeira fase da competição.

Tanto a sede quanto todos os adversários do grupo são inéditos na história do Verdão, que esteve presente em todas as edições da Copinha realizadas até aqui. Além do ASSU, o Sub-20 terá pela frente Real Ariquemes, de Rondônia, e Água Santa, anfitrião da cidade de Diadema.

Dos 30 inscritos na competição, 13 atletas atuaram pelo elenco Profissional alviverde em 2021: os zagueiros Lucas Freitas, Michel e Naves, os laterais Garcia, Lucas Sena e Vanderlan, os meio-campistas Fabinho, Jhonatan e Pedro Bicalho e os atacantes Gabriel Silva, Giovani, Kevin e Vitinho. Além deles, os goleiros Mateus e Kaique já chegaram a ser relacionados para jogos do time principal, mas não entraram em campo.

Com 18 anos de idade, Giovani foi o atleta do Sub-20 com mais jogos pelo Profissional em 2021: 14 partidas (Foto: Cesar Greco)

A lista palestrina também conta com dois talentosos estreantes com apenas 15 anos de idade. Um deles é o meio-campista Luis Guilherme, que foi MVP da Nike Premier Cup Sub-15 de 2021 em atuação impecável, com direito a hat-trick diante do rival Corinthians na goleada por 5 a 0 na final. O garoto marcou 16 gols em 11 jogos pelo Sub-15, fez 17 jogos e seis gols pelo Sub-17 e um jogo pelo Sub-20.

O outro é o atacante Endrick, que recentemente se tornou o primeiro atleta na história do futebol de São Paulo a fazer parte do elenco, atuar pelo menos uma partida e a marcar ao menos um gol nas equipes finalistas do Paulistas Sub-15, Sub-17 e Sub-20 em uma mesma temporada, além de ser campeão da Nike Premier Cup, do Paulista Sub-15 e do Paulista Sub-20. No total, são 168 jogos e 163 gols marcados pela base alviverde, sendo 66 deles em torneios oficiais organizados pela FPF ou pela CBF.

Desfalques na estreia

Além do meio-campista Pedro Bicalho, que contraiu a Covid-19, o Palmeiras não terá o zagueiro Michel e o atacante Daniel, que se recuperam de lesão.

Curiosidades

Na Região do Grande ABC Paulista, além do debute em Diadema, a cidade de Santo André recebeu o Palmeiras em oito partidas (três vitórias, três empates e duas derrotas), Mauá em uma partida (uma vitória) e São Caetano do Sul também em uma partida (um empate). São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra nunca receberam partidas do Alviverde na Copinha.

As melhores colocações palestrinas na Copinha vieram nos anos de 1970 e 2003, quando o time se sagrou vice-campeão do torneio. Na última década, o Alviverde alcançou a semifinal da competição em duas oportunidades: 2013 e 2015 (neste ano com Gabriel Jesus no elenco).

Cria da Academia, o atacante Gabriel Jesus, hoje astro do Manchester City, foi um dos principais nomes do Palmeiras na Copinha de 2015 (Foto: Cesar Greco)

Esta também será a Copa São Paulo em que o Verdão terá no elenco mais atletas que já disputaram a competição ao menos uma vez. São nove no total: Garcia, Vanderlan, Gabriel Silva, João Pedro (todos pelo Palmeiras), Lucas Sena (São Paulo), Pedro Bicalho (Cruzeiro), Vitinho (Novorizontino), Daniel e Kevin (ambos Desportivo Brasil).

O recorde anterior foi estabelecido em 2013, quando o time palestrino tinha sete jogadores com mais de uma participação na Copinha: Vinicius (G), Luiz Gustavo, Bruno Dybal, Bruno Sabiá, Diego Souza, Walter (G) e Gabriel Dias.

Mais números

> O Palmeiras soma 213 jogos na história da Copinha, com 111 vitórias, 46 empates e 56 derrotas, além de 431 gols marcados e 236 sofridos;

> A edição de 2004 foi a com mais vitórias palmeirenses na história (seis), enquanto que a de 2003 foi a de maior número de gols marcados (26);

> Nas edições de 1975 e 1978 da Copinha, o Palmeiras não sofreu gols, com quatro jogos disputados em cada.

> Maior goleada a favor: 09/01/1999 – Palmeiras 8×0 Flamengo-SP, em Guarulhos-SP;

> Atleta com mais gols em um jogo: Chistopher – 4 gols (2015 – Palmeiras 6×1 Murici-AL);

> Equipes que mais enfrentou: Santos, Nacional-SP e Grêmio-RS (seis vezes cada).

O atacante William “Coração Valente”, em 2004, foi o artilheiro da Copinha pelo Palmeiras com sete gols marcados (Foto: Rubens Cavallari/Folhapress)

Bolha

Seguindo protocolos sanitários, todos os jogadores inscritos e a comissão técnica do time Sub-20 do Palmeiras ficarão isolados em um hotel próximo à sede da primeira fase da Copinha.

A medida visa frear a disseminação da Covid-19, já que os índices de contágio aumentaram no país nas últimas semanas. Além disso, testagens diárias têm sido realizadas com o elenco e staff para identificação imediata de novos casos.

Veja abaixo os jogos do Palmeiras na Copinha 2022:

> Primeira fase

05/01 – 15h15: Palmeiras x ASSU-RN – Distrital Inamar (SporTV)
08/01 – 11h: Real Ariquemes-RO x Palmeiras – Distrital Inamar (SporTV)
11/01 – 15h15: Água Santa x Palmeiras – Distrital Inamar (SporTV)