Palmeiras supera Flamengo nos pênaltis e é campeão invicto da Copa Brasil Sub-15

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

A base vem forte, palmeirense! Na manhã deste domingo (21), a equipe Sub-15 do Verdão se sagrou campeã invicta da 23ª Copa Brasil de Futebol Infantil, em Votorantim (SP), ao vencer o Flamengo por 4 a 2, nas penalidades, após empate sem gols no tempo normal. Esta foi a segunda final consecutiva do torneio entre os times, e, desta vez, o Verdão levou a melhor (clique aqui e confira as fotos da partida).

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação _ O Verdão foi campeão do torneio de forma invicta

Os gols do Verdão nos tiros livres foram marcados por João Pedro, Ruan, Kauan Sérgio e Márcio. Brilhou também a estrela do goleiro Sales, responsável por defender uma das cobranças flamenguistas. Pé quente em decisões, o camisa 1 chegou ao clube em 2016 e acumula quatro títulos: Campeonato Paulista Sub-13 e Sub-15, Paulista Cup Sub-14 e, agora, Copa Brasil Sub-15.

“Estou muito feliz! Ganhar deles foi muito especial, pois ficamos bem tristes com o vice em 2017. Queríamos ganhar agora e estávamos concentrados pelo título. A molecada merece e, agora, vamos brigar pelo tri do Paulistão”, disse o arqueiro.

Melhor time do Grupo D na primeira fase, com cinco pontos (uma vitória e dois empates), o Palmeiras enfrentou o Flamengo logo na estreia da competição e também ficou no 0 a 0. Nos mata-matas, o Alviverde despachou o Corinthians, nas quartas, e o Cruzeiro, na semifinal.

Em processo de reformulação, a equipe conta com atletas que passaram pelo Sub-14 no ano passado e foi treinada no torneio por Lucas Andrade, atual campeão da Paulista Cup com a geração 2003. O título dos garotos foi acompanhado de perto por Paulo Victor Gomes, comandante da categoria Sub-15.

“Era o título que faltava para nós. Ano passado foi bem difícil, ficamos com gosto amargo após o vice para o Flamengo, mas nessa edição foi diferente. Os garotos amadureceram bastante desde a conquista da Paulista Cup e merecem essa conquista. Todos estão de parabéns", celebrou Lucas.

Este é o quinto pódio da base palmeirense no ano, fato que dá continuidade ao melhor ano da história do Centro de Formação de Atletas do clube, em 2017. Também neste final de semana, o Sub-18 levantou a taça inédita da Copa Santiago e o Sub-16 se sagrou campeão da Série Prata da FAM Cup. No Sul do país, os times Sub-11 e Sub-13 foram vice da Copa Cidade Verde e da Taça Brasil de Campo Bom, respectivamente.

O jogo

Com poucos chutes e muita marcação, o primeiro tempo da decisão teve como destaque a atuação defensiva dos times. O Verdão manteve a bola no campo de ataque na maior parte do tempo e criou as duas chances mais perigosas do período – todas com o camisa 9 Ruan.

No retorno do intervalo, o Palmeiras seguiu melhor no comando de ataque e quase sempre pela ponta direita. Aos 10, Clebson quase inaugurou o placar, mas parou no goleiro. Logo em seguida, Piauí respondeu para os cariocas e tirou tinta da meta defendida por Sales.

A insistência alviverde em não levar a decisão para os pênaltis durou até os minutos finais. Ruan infernizou a zaga flamenguista e, de cabeça, teve a chance mais clara do jogo ao acertar o travessão de Christian. A última chance do camisa 9 foi pelo chão, em bela trama individual, mas a defesa rival desarmou. 

23ª Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim 

Final

21/01: Palmeiras 0 (4) x (2) 0 Flamengo

Semifinal

19/01: Palmeiras 2 x 1 Cruzeiro
Gols: Clebson e Márcio

Quartas de final

17/01: Palmeiras 0 (4) x (1) 0 Corinthians

1ª fase – Grupo D

12/01: Palmeiras 0 x 0 Flamengo

13/01: Palmeiras 3 x 0 Grêmio
Gols: João Pedro, Ruan e Luis Fernando

14/01: Sport 1 x 1 Palmeiras
Gol: João Pedro