Sub-18 do Palmeiras vence Coritiba e conquista título inédito da Copa Santiago

Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O Palmeiras venceu o Coritiba por 1 a 0 na noite deste sábado (20), no estádio Alceu Carvalho, e se sagrou campeão pela primeira vez da Copa Santiago de Futebol Juvenil, uma das principais da categoria no país. O gol do título palestrino foi marcado por Lincon, no início do primeiro tempo.
[album]

Após bater na trave em 2012 e se despedir nas semifinais em 2017, o Palmeiras passou por grande reviravolta na edição atual do torneio. Classificado às quartas com a oitava melhor campanha (uma vitória, dois empates e um revés), o Verdão teve “caminho alviverde” no mata-mata e eliminou a Chapecoense, que estava com 100% de aproveitamento, e o Juventude, na semifinal.

Com a conquista, o Verdão se junta a Atlético-MG, Fluminense, Cruzeiro-RS, Matsubara-PR e Independiente del Valle-EQU, ambos com um título. O clube convocou ao torneio atletas Sub-18 (primeiro ano de Sub-20), campeões da Copa do Brasil Sub-17 em 2017. O time foi comandado pelo técnico Hamilton Mendes, treinador do Sub-16.

“Os garotos tiveram grande poder de superação ao longo do torneio. A fase inicial foi bem difícil, mas evoluímos bastante nos mata-matas contra adversários fortes. Essa geração 2000 do Palmeiras é muito boa, pois os meninos jogam juntos há anos em competições nacionais e internacionais. Eles têm futuro e estão de parabéns pelo título”, comemorou Hamilton.

Este é o quarto pódio da base palmeirense no ano, fato que dá continuidade ao melhor ano da história do Centro de Formação de Atletas do clube, em 2017. Também neste final de semana, o Sub-16 se sagrou campeão da Série Prata da FAM Cup. No Sul do país, os times Sub-11 e Sub-13 foram vice da Copa Cidade Verde e da Taça Brasil de Campo Bom, respectivamente.

30ª Copa Santiago de Futebol Juvenil

Final

20/01: Palmeiras 1 x 0 Coritiba – Alceu Carvalho
Gol: Lincon

Semifinal

19/01: Palmeiras 2 x 0 Juventude – Alceu Carvalho
Gols: Guilherme Ferraz e Patrick

Quartas de final

18/01: Chapecoense 2 (3) x (4) 2 Palmeiras – Alceu Carvalho
Gols: Lincon e Lucas Esteves

1ª fase – Grupo C (Palmeiras, Sport, Progresso-RS, Cruzeiro-RS e Novo Hamburgo-RS)

13/01: Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro-RS – Alceu Carvalho
Gol: Guilherme Ferraz

14/01: Palmeiras 2 x 2 Novo Hamburgo-RS – São Vicente
Gols: Guilherme Vieira e Hélio

15/01: Palmeiras 1 x 2 Sport – Municipal
Gol: Guilherme Vieira

17/01: Palmeiras 1 x 1 Progresso-RS – Alceu Carvalho
Gol: Patrick