Em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras foi a Belo Horizonte, em Minas Gerais, para enfrentar o Atlético-MG, no Mineirão, neste domingo (12). Com dois gols de Bruno Henrique, o Verdão superou a equipe mineira por 2 a 0 e assumiu a liderança do torneio nacional, com 10 pontos conquistados.

Além de conquistar o primeiro lugar na tabela, a equipe de Luiz Felipe Scolari quebrou o recorde de invencibilidade alviverde no Brasileirão. São 27 jogos sem derrota na competição (desde 25 de julho de 2018, quando foi superado pelo Fluminense, por 1 a 0, no Maracanã), com 20 vitórias e sete empates no período. A marca anterior pertencia ao time da Segunda Academia, que ficou 26 partidas sem sofrer revés no Nacional entre 1972 e 1973.

O Maior Campeão do Brasil ainda quebrou um tabu contra o Atlético-MG em Belo Horizonte. O Verdão não vencia o rival na capital mineira desde 2007, há quase 12 anos. O triunfo deste domingo também ampliou sua sequência invicta contra o time alvinegro: já são seis jogos sem derrota (duas vitórias e quatro empates) – o último revés aconteceu em julho de 2016.

O próximo compromisso palestrino é o clássico contra o Santos, no Pacaembu, no sábado (18), às 19h, em uma disputa direta pela liderança do torneio. O Alvinegro Praiano ocupa o segundo lugar na tabela, com os mesmo dez pontos, mas o Palmeiras leva vantagem no saldo de gols.

O jogo

A primeira grande chance de gol no Mineirão foi alviverde. Aos oito minutos, Deyverson recebeu ótimo cruzamento de Raphael Veiga, dominou e ficou cara a cara com o goleiro Victor. O atacante chutou, mas bola foi para fora. A resposta veio aos 18, com um contra-ataque armado pela equipe mineira. Geuvânio tabelou e chutou rasteiro para boa defesa de Weverton.

Aos 21, o goleiro palestrino mostrou mais uma vez que estava atento. Réver arriscou da intermediária e Weverton caiu no canto direito para fazer outra defesa importante. A partida era equilibrada e bem movimentada, com mais posse de bola para os mandantes. O Palmeiras, no entanto, tinha mais presença de ataque do que o Atlético-MG. Aos 24, foi a vez de Dudu fazer jogada individual pela esquerda e finalizar forte. A bola saiu à direita do gol de Victor.

No final do primeiro tempo, o jogo ficou mais nervoso e faltoso. Pelo lado alviverde, Raphael Veiga e Diogo Barbosa foram advertidos com cartões amarelos. Mesmo assim, o Verdão aproveitou os últimos minutos da primeira etapa para pressionar o adversário no ataque. Deyverson e Dudu tiveram chances de abrir o placar, mas mandaram pela linha de fundo.

Na terceira oportunidade, porém, Bruno Henrique não desperdiçou. Aos 43, Marcos Rocha cruzou para Zé Rafael dentro da área, que tocou para Raphael Veiga. O meia ajeitou para Bruno Henrique chutar da meia-lua, acertar o ângulo esquerdo de Victor e marcar um golaço no Mineirão. (Atlético-MG 0 x 1 Palmeiras)

As equipes voltaram sem alterações para a segunda etapa. O cenário era o mesmo do primeiro tempo: um jogo movimentado, com vantagem para o Palmeiras nas ações de ataque. Zé Rafael, Deyverson e Luan quase ampliaram para o Verdão antes dos seis minutos de bola rolando.

Mas o artilheiro do dia era mesmo o capitão alviverde. Bruno Henrique recebeu de Dudu, após linda jogada do camisa 7 palestrino, e chutou colocado no canto esquerdo para marcar seu 5º gol contra o Atlético-MG, sua principal vítima camisa do Palmeiras. (Atlético-MG 0 x 2 Palmeiras)

A primeira alteração de Felipão foi feita aos 22, quando o técnico colocou Moisés na vaga de Raphael Veiga. Depois de conseguir a vantagem de dois gols no placar, o time passou a controlar o jogo, marcando o adversário no campo de defesa e apostando no contra-ataque.

O técnico palmeirense ainda trocou Zé Rafael por Hyoran no meio de campo e Dudu por Felipe Pires no ataque. Sem grandes sustos no segundo tempo, o Verdão administrou o placar nos minutos finais e ficou mais perto de marcar o terceiro do que de sofrer gol do adversário.

Escalação: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Zé Rafael (Moisés); Raphael Veiga (Moisés), Deyverson e Dudu (Felipe Pires).

Cartões amarelos: Raphael Veiga, Diogo Barbosa e Felipe Melo.

Gols

Palmeiras: Bruno Henrique (43’ – 1º tempo e 7’ – 2º tempo).