Retrospecto favorável é aliado do Verdão ante Flamengo; veja histórico

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

Com três pontos em duas partidas no Campeonato Brasileiro 2014, o Palmeiras encara o Flamengo, neste domingo (04), no estádio do Maracanã. Será o 105º duelo entre as duas equipes em toda história, com vantagem alviverde: são 42 vitórias palmeirenses, 26 empates e 36 triunfos dos cariocas.

Considerando apenas jogos do Campeonato Brasileiro, os times se encontraram em 53 oportunidades. Foram 19 vitórias palestrinas, 18 empates e 16 derrotas. Nesta competição, a maior sequência de vitórias pertence ao Palmeiras: foram quatro vitórias consecutivas entre outubro de 2006 e julho de 2008.

No Rio de Janeiro, até hoje foram 44 partidas, com 13 vitórias do Palmeiras, 11 empates e 20 jogos vencidos pelo Flamengo. Destes duelos, 37 foram no Maracanã, palco da partida deste domingo (04): foram 11 vitórias do Verdão, oito igualdades e 18 reveses.

A última vez que o Palmeiras enfrentou o Flamengo no Maracanã foi 2009, com vitória alviverde por 2 a 1. Os gols foram marcados por Diego Souza e Ortigoza, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

Há 35 anos, Palmeiras venceu Flamengo por 4 a 1

No fim desta temporada, precisamente no dia nove de dezembro, completam-se 35 anos da histórica vitória alviverde, comandado por Telê Santana, sobre o Flamengo, que contava com Zico, por 4 a 1. A partida foi válida pelo Campeonato Brasileiro de 1979.

Os cariocas ostentavam um bicampeonato estadual e já contavam com alguns do principais nomes dos títulos da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes de 1981, como Júnior, Adílio e Zico. O Verdão iniciou o ano de maneira irregular, mas se acertou após a chegada de Telê Santana. Antes encarar os cariocas, o Palmeiras já ostentava uma série de 10 jogos de invencibilidade, incluindo quatro goleadas – Palmeiras 5×1 Santos, Palmeiras 5×1 Portuguesa, Palmeiras 5×1 Comercial e Palmeiras 4×0 São Bento.

Um Maracanã com mais de 110 mil espectadores apoiava o Flamengo, que precisava da vitória para avançar às semifinais do Campeonato Brasileiro. Porém, logo aos 11 minutos, o atacante César arrancou pela ponta-esquerda e cruzou para Jorge Mendonça abrir o placar para o Verdão. Na segunda etapa, Zico sofreu duvidoso pênalti e converteu aos nove minutos, porém Carlos Alberto, Pedrinho e Zé Mário marcaram e deram números finais ao confronto. Ao vencer um dos melhores times do Brasil na época, a partida ratificou a qualidade do futebol apresentado pelo ofensivo time de Telê e ainda o colocou na Seleção Brasileira, cargo que o treinador começou a ocupar a partir de 1980.

Flamengo 1×4 Palmeiras
Campeonato Brasileiro de 1979 – Terceira fase
09/12/1979
Estádio: Maracanã. Rio de Janeiro-RJ
Juiz: Carlos Rosa Martins (RS)
Público: 112.047
Palmeiras: Gilmar; Rosemiro, Beto Fuscão, Polozi e Pedrinho; Pires, Mococa e Jorge Mendonça; Jorginho (Carlos Alberto), César (Zé Mário) e Baroninho. Técnico: Telê Santana.
Flamengo: Cantarelli; Toninho, Manguinho, Dequinha e Júnior; Paulo César Carpegiani, Adílio (Beijoca) e Zico; Reinaldo (Carlos Henrique), Cláudio Adão e Tita. Técnico: Cláudio Coutinho.
Gols: Jorge Mendonça (11’ do 1°T), Zico (9’ do 2°T), Carlos Alberto (24’ do 2°T), Pedrinho (31’ do 2°T) e Zé Mário (45’ do 2°T).