Departamento de Comunicação

A noite não foi mágica só para Rafael Navarro, que marcou quatro vezes na goleada do Verdão por 8 a 1 sobre o Independiente Petrolero-BOL, no Allianz Parque, nesta terça-feira (12), pela Libertadores. Com o gol marcado aos 34 segundo tempo (quando o Alviverde fez 6 a 1 de virada), Rony chegou ao seu 12º tento pelo Palmeiras em Libertadores e se tornou o goleador máximo do clube na história da Libertadores, igualando os mesmos 12 gols do ex-meia Alex, nas Libertadores de 1999, 2000 e 2001. E de quebra, quando o Verdão fez 7 a 1 e, depois, 8 a 1, ambos com Raphael Veiga, o consolidado da goleada fez com que o meia também subisse no ranking dos maiores artilheiros palmeirenses no Continental – atualmente ele está na terceira posição, com 11 gols.

Após chegar como um dos reforços para o Verdão no início da temporada de 2020, vindo do Athletico-PR, Rony precisou de algum tempo de adaptação até marcar pela primeira vez após um jejum de 17 partidas sem balançar as redes, e foi justamente em um jogo de Libertadores: o atacante, então camisa 11, balançou as redes pela primeira vez no Verdão no dia 30 de setembro de 2020, contra o Club Bolívar-BOL, fechando a goleada alviverde por 5 a 0 (antes, haviam marcado Willian, Wesley, Viña e Raphael Veiga).

Desde então, Rony se tornou a sensação do Palmeiras na Libertadores e passou a viver boa fase no clube de forma geral, inclusive nas outras competições. Mas, especificamente pelo Continental, chamava a atenção sua média de gols e também de assistências: em 2020, marcou quatro gols e concedeu oito assistências (sendo o líder geral da edição dentre todos os clubes – um dos passes a gol, inclusive, foi o cruzamento para Breno Lopes marcar o gol do título diante do Santos); e, em 2021, foram sete gols e um passe a gol – além dos dois títulos conquistados.

Não à toa, em 2020, o jogador recebeu o prêmio de melhor em campo na competição por incríveis quatro vezes, tendo sido até mesmo eleito para a seleção do torneio pela CONMEBOL. Em 2021, voltou a ser premiado como o melhor em campo em duas ocasiões: na goleada por 5 a 0 contra o Independiente del Valle-EQU, no Allianz Parque, e na vitória por 2 a 1 diante do Defensa y Justicia-ARG, na Argentina.

E como o jogo de hoje foi a estreia do Rony na Libertadores 2022 – estreia essa já coroada com gol –, o atual camisa 10 (que usava a 7 até a Libertadores passada e foi ‘promovido’ à 10 com a volta de Dudu), chegou à incrível marca de 21 participações (ou seja, gols e assistências somados) em 22 jogos de Libertadores pelo Verdão, praticamente uma ação por jogo! Aliás, Rony saiu do banco de reservas aos 25 do segundo tempo, entrando na vaga de Wesley, e precisou de nove minutos para balançar as redes.

EM FASE ARTILHEIRA, VEIGA TAMBÉM SOBE EM RANKING

Raphael Veiga foi outro que não ficou para trás. O jogador balançou as redes duas vezes na partida e vem vivendo fase avassaladora. Antes de entrar em campo, Raphael Veiga somava nove gols pelo Verdão em jogos de Libertadores, e agora foi a 11 – mesmo número de gols que Rony somava antes de igualar Alex ao fazer o 12º e assumir a artilharia máxima ao lado do ex-meia.

Desta forma, Raphael Veiga figura na terceira posição da lista dos maiores artilheiros da história do Palmeiras no Continental, atrás só de Alex e Rony, e empatado com Tupãzinho, Borja e Willian Bigode – destes, vale destacar, entretanto, que o ponta-de-lança Tupãzinho fez 11 gols em uma única edição (a de 1968).

Aliás, com o gol na partida anterior do Palmeiras pela Libertadores, estreia na competição, vitória por 4 a 0 sobre o Deportivo Táchira-VEN, fora de casa, Veiga soma três bolas na rede ao todo e, atualmente, é um dos vice-artilheiros da edição, ao lado de Ismael Díaz (atacante do Universidad de Quito), Fernando Cardozo (meia do Olimpia), Francisco da Costa (atacante do Bolívar), Cano (atacante do Fluminense) e de Rogel (zagueiro do Estudiantes-ARG) – todos atrás de Rafael Navarro, artilheiro isolado da edição 2022 do Continental, com seis gols (em dois jogos).

A fase goleadora de Veiga surpreende: o camisa 23 registra um total de nove gols marcados nas últimas dez partidas, além de que, só neste ano, marcou gol em todos os clássicos do Paulistão pelo menos uma vez. Recentemente, o meia ampliou sua marca de jamais ter desperdiçado um pênalti pelo clube e se tornou o maior goleador de penal neste século, sendo o terceiro no quesito desde 1990; na final do Estadual, contra o São Paulo, quando marcou gols nos jogos de ida e volta, ampliou seu saldo como maior artilheiro da história do clube jogos de final de campeonato.

Com os dois gols desta noite, de quebra, o camisa 23 chegou a 56 gols pelo Palmeiras – antes estava empatado com Vágner Love, com 54 gols e, desta forma, se isolou na terceira posição dentre os maiores artilheiros do Palmeiras no Século XXI, agora atrás só de Willian Bigode (66 gols) e de Dudu (78 gols).

E no geral da história do Palmeiras, com os 56 gols, ele saltou da 51ª para a 48º posição, superando Chinesinho e Vágner Love, com quem antes estava empatado na 51º posição, com 48 gols; superando ainda Bóvio e Ernesto Imparato, que estavam empatados na 49ª posição (agora atuais quinquagésimos) e se igualou a Zinho, ex-meia do Palmeiras da década de 90 e início dos anos 2000, na 48ª colocação da lista de artilheiros gerais da história do clube, ambos com 56 gols – com mais um gol, Veiga igualará o paraguaio Arce e o jogador Carrone, que atuou na primeira metade do Século XX no Palestra Italia, ambos com 57 gols na 46ª posição.

PLACAR DE 8 A 1 RENDEU RECORDES HISTÓRICOS AO VERDÃO

O placar de 8 a 1 representa a maior goleada do Palmeiras na história da Libertadores, superando os 7 a 0 sobre o El Nacional do Equador, em 1995, com gols de Edmundo, duas vezes, Válber, duas vezes, Rivaldo, duas vezes, e Paulo Isidoro.

E no Allianz Parque, inaugurado como arena em 2014, a maior goleada já registrada havia sido ano passado, também pela Libertadores: 6 a 0 sobre o Universitário do Peru, com gols de Viña, Zé Rafael, Gustavo Gómez, Willian e Rony, duas vezes. Desta forma, o placar desta noite, de 8 a 1, passa a ser também a maior goleada do Allianz Parque.

JOGADORES QUE MAIS FIZERAM GOLS PELO PALMEIRAS NA HISTÓRIA DA LIBERTADORES


Rony
Alex
12 gols


Raphael Veiga
Tupãzinho
Borja
Willian Bigode
11 gols


Lopes
9 gols


César Maluco
Ademir da Guia
Edmundo
Gustavo Scarpa
Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues)
8 gols

ARTILHEIROS GERAIS LIBERTADORES 2022


6 gols
Rafael Navarro (atacante do Palmeiras)


3 gols
Raphael Veiga (meia do Palmeiras)
Ismael Díaz (atacante do Universidad de Quito)
Fernando Cardozo (meia do Olimpia)
Francisco da Costa (atacante do Bolívar)
Cano (atacante do Fluminense)
Rogel (zagueiro do Estudiantes-ARG)