Sob os olhos de Gareca, Verdão triunfa sobre o Figueirense em Araraquara

Departamento de Comunicação

Jogando no interior de São Paulo, na cidade de Araraquara, o Palmeiras, com presença de Ricardo Gareca nas tribunas, bateu o Figueirense pelo placar simples de 1 a 0 e chegou à sua quarta vitória seguida no comando do interino Alberto Valentim. O gol foi anotado pelo artilheiro Henrique, que chegou à incrível marca de cinco gols em seis jogos com a camisa alviverde.

César Greco/Agência Palmeiras/Divulgação _ O atacante Diogo, eleito um dos melhores jogadores em campo, disputa a bola com Rivaldo, do Figueirense

Com maior atitude no início, a equipe alviverde tocava bola no campo adversário e não permitia contra-ataques, mas pecava no passe final a gol, não levando expressivo perigo ao goleiro Tiago Volpi. A vantagem alviverde só foi construída na segunda metade do primeiro tempo, quando a partida estava equilibrada e William Matheus brilhou: após linda jogada pela esquerda, o lateral colocou a bola com perfeição na cabeça de Henrique, que anotou seu terceiro gol no Brasileirão e se tornou artilheiro do Verdão na competição.

O segundo tempo foi semelhante ao primeiro. Com maior tranquilidade, o Verdão deixou o Figueirense tocar bola e cansar, assegurando a vitória com placar simples nos erros do adversário e nas alterações de recomposição defensiva promovidas pelo treinador Alberto Valentim.

Em busca dos líderes, o próximo compromisso alviverde no Brasileirão será a Chapecoense, na Arena Condá, às 18h30, em partida válida pela sétima rodada da competição.

O jogo

Mesmo jogando no interior de São Paulo, a equipe alviverde teve a torcida a seu favor e se aproveitou deste fator ao pressionar o Figueirense desde o primeiro minuto de jogo. Aos cinco minutos, após cobrança de falta de Wesley na área, Diogo cabeceou na rede, mas pelo lado de fora, fazendo parte do estádio gritar gol.

Com maior porcentagem de posse de bola, o Verdão trocava muitos passes dentro do campo adversário. A primeira chance do Figueirense no jogo veio só aos 10 minutos, após falta e cartão amarelo para Wendel, onde Giovanni Augusto cobrou e parou na barreira. Dentro deste cenário, a partida ficou equilibrada através das ações adversárias pela lateral esquerda do campo com jogadas de linha de fundo.

Mesmo com a igualdade nas ações, a equipe palestrina mantinha o Figueirense no seu campo de defesa através de passes rápidos e jogadas de profundidade em busca do centroavante Henrique, mas não levava expressivo perigo no passe final, o que possibilitava ao adversário a criação de jogadas dentro do erro alviverde.

Já aos 32 da primeira etapa, Diogo fez jogada inteligente pela esquerda e cruzou na cabeça de Henrique, que cabeceou a bola para boa defesa de Tiago Volpi.

Mostrando qualidade com toques rasteiros, o Verdão chegou ao seu gol: após excelente trama pela esquerda de William Matheus, o lateral cruzou bola perfeita na cabeça de Henrique, que testou firme para o fundo do gol de Tiago Volpi, marcando o seu quinto gol com a camisa do Palmeiras e abrindo o placar da Fonte Luminosa (Palmeiras 1×0 Figueirense). A partir de então, o alviverde buscava jogar com cautela, dominando o certame até o final da primeira etapa.

A segunda parte do confronto começou idêntica a primeira, onde a equipe palestrina tocava bola dentro do campo de defesa adversário e forçando faltas no mano a mano. A única diferença em relação à primeira etapa foi a quantidade de advertências: em 15 minutos, o Figueirense foi advertido com três cartões amarelos: Luan, Thiago Heleno e Marquinhos foram amarelados após faltas em Henrique e Diogo.

Em meio ao jogo morno e calmo para o Verdão, Alberto Valentim sacou Mendieta para dar lugar ao camisa 31, Bernardo, estreante da noite. Já o Figueirense mexeu no ataque: Everton Santos deu lugar a Everaldo, em troca de atacante por atacante. Desta alteração surgiu o ataque mais perigoso do adversário no jogo: Aos 29 minutos, Everaldo foi lançado e ficou na cara do gol de Fábio, que, de maneira espetacular, fechou o ângulo do atacante catarinense, salvando o Verdão.

A segunda alteração de Alberto veio para fechar o time alviverde: Marquinhos Gabriel, aplaudidíssimo em sua saída, deu lugar para Victor Luís. Enquanto isso, o Figueira tentava atacar pelo alto, mas a muralha Fábio impedia o progresso dos ataques adversários.

Aos 37 minutos, após retardar cobrança de lateral, William Matheus levou cartão amarelo. Ao mesmo tempo, o Figueirense avançou a marcação, mas o Palmeiras tocava a bola com tranquilidade em seu campo de defesa. Para encerrar o número de alterações, Mazinho entrou no lugar de Wesley, exausto, que correu todos os minutos que esteve em campo.

O Verdão assegurou o placar simples até o final, marcando todos os lados do gramado a evitar as jogadas perigosas do Figueirense, que cansou conforme tentava esboçar pressão para empatar a partida.

Escalação: Fábio; Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira, William Matheus; Renato, Wesley (Mazinho), Marquinhos Gabriel (Victor Luís), Mendieta (Bernardo); Diogo, Henrique.

Cartões Amarelos: Wendel, William Matheus

Gols:

Palmeiras: Henrique (36’ – 1º Tempo)