Sub-20 tem mais volume, mas larga atrás do Vasco nas oitavas da Copa do Brasil

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

O time Sub-20 do Palmeiras foi derrotado pelo Vasco, por 2 a 0, nesta terça-feira (14), no estádio Décio Vitta, em Americana (SP), pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil da categoria. Apesar de pressionar durante toda a segunda etapa e criar boas chances, o Verdão foi punido em dois gols sofridos de bola parada e não conseguiu superar a retranca rival. Agora, a equipe precisa vencer por três gols de diferença para avançar às quartas de final.

O jogo de volta contra o time carioca será disputado na próxima terça-feira (21), às 16h, em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), também com transmissão ao vivo do SporTV – vitória por 2 a 0 do Palmeiras leva a decisão para os pênaltis. Antes disso, no entanto, o time alviverde faz o primeiro jogo das oitavas de final do Campeonato Paulista Sub-20, contra o Red Bull Brasil, às 15h deste sábado (18), no estádio Décio Vitta, em Americana (SP).

O jogo

No primeiro tempo, o Palmeiras teve mais volume de jogo que o Vasco, mas não soube aproveitar as oportunidades criadas. O time visitante apostava na marcação forte e esperava o Verdão fechado na defesa, confiando nos contra-ataques. Assim, as primeiras boas chances do jogo só apareceram depois dos 20 minutos, com o time alviverde levando mais perigo – exceto bom chute de longe do zagueiro Gabriel Dias, que se arriscou no ataque aos 7 minutos.

Aos 23, o lateral Ueslei cruzou boa bola da direta e Erik conseguiu o cabeceio, mas na mão do goleiro. Um minuto depois, após boa troca de passes na entrada da área, Juninho apareceu batendo por trás e o zagueiro cortou. Na melhor chance do Verdão, aos 30 minutos, Guilherme fez linda jogada, carregou praticamente por todo o campo e rolou para Chistopher. O meia tocou para o atacante Erik, que acabou levando a pior na dividida com o goleiro do Vasco.

Apesar da superioridade do time na partida, a defesa palmeirense acabou vacilando em bola de escanteio levantada na área, aos 36 minutos, e o jogador vascaíno aproveitou para cabecear no gol e abrir o placar. Em busca do empate, o técnico Diogo Giacomini colocou no intervalo o atacante Gabriel Fernando, artilheiro do Paulista Sub-17, e o Verdão se lançou ao ataque.

Antes mesmo dos dois minutos da segunda etapa, o Palmeiras já havia arriscado duas finalizações. A equipe trabalhava bem a bola e conseguia trocas incisivas de passes na intermediária em direção ao gol, mas sem sucesso em balançar a rede. Aos 20 minutos, Juninho fintou a marcação e arriscou de longe, mandando sobre o gol.

A melhor chance veio aos 22: Gabriel Fernando driblou o marcador e encontrou Flamarion livre na meia-lua – ele tentou tirar do goleiro e acabou tirando demais, chutando à direita. No entanto, o cenário do primeiro tempo acabou se repetindo. Quando o Alviverde parecia mais perto do gol, em cobrança de escanteio e cabeceio na grande área o rival chegou ao segundo gol, aos 27 minutos.

Palmeiras Sub-20: Vinicius; Ueslei, Gabriel Dias, Carlos Vinicius e Guilherme; José Mateus, Matheus Sales (Flamarion), Everton, Chistopher (Gabriel Fernando) e Juninho; Erik (Caio Cezar). Técnico: Diogo Giacomini.