Departamento de Comunicação

Treinador com o maior número de partidas comandando as Palestrinas, Ricardo Belli completou o 100º jogo à frente da equipe feminina na noite do último sábado (19) durante a vitória por 1 a 0 contra o São Paulo, na Arena Barueri, que garantiu a classificação antecipada para as semifinais do Paulista Feminino.

“Completar 100 jogos significa muito para mim. Passar tanto tempo em um clube como o Palmeiras e fazer parte dessa história é uma grande honra. Sou muito grato por todos que trabalharam duro ao longo desse período”, disse Belli.

Belli conta com 61 vitórias no comando do Alviverde (Foto: Staff Images Woman/CONMEBOL)

O comandante mais vitorioso do time feminino teve sua primeira passagem pelo Verdão entre 2019 e 2021, e retornou em julho deste ano. O retrospecto de 100 partidas soma 61 vitórias, 17 empates e 22 derrotas.

Curiosamente, a estreia do treinador aconteceu contra o mesmo rival do 100º duelo. Na ocasião, o Verdão sofreu o revés por 1 a 0 para o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro A2 da modalidade, no dia 28 de julho de 2019.

No seu currículo, Belli conta com três títulos alviverdes: a conquista inédita da CONMEBOL Libertadores Feminina (2022) e o bicampeonato da Copa Paulista (2019 e 2021).

Entre as conquistas do técnico também está o vice-campeonato no Brasileiro Feminino de 2021, que rendeu a vaga inédita para a Libertadores.

“O jogo que sempre ficará na minha memória é a final da Libertadores. Essa vitória consolidou o trabalho dessa longa trajetória”, lembrou da final contra o Boca Juniors, em que o Palmeiras venceu por 4 a 1 e se sagrou campeão inédito do torneio continental, em Quito, no Equador.

Em termos de títulos, Ricardo se isolou na primeira colocação de treinadores com mais conquistas na história do futebol feminino palmeirense. Em seguida, Marcello Frigerio ocupa a segunda colocação com o triunfo do Campeonato Paulista de 2001.

No quesito de placares elásticos, a maior goleada com o Belli no comando do time aconteceu contra o Taboão da Serra por 16 a 0, em partida válida pelo estadual, no dia 11 de novembro de 2020.

“Procuro viver intensamente. Pensar em cada detalhe, aproveitar cada jogo e momento. Sempre desfrutando e pensando no presente para deixar um legado para o futuro do clube”, finalizou.

Fora das quatro linhas, o treinador busca ampliar o seu conhecimento na profissão com os cursos ministrados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – Belli tem as licenças A, B e C da entidade.