Técnico do Sub-20 analisa campanha na Copinha e projeta 2015: ‘Saldo positivo’

Daniel Romeu
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação _ O técnico Diogo Giacomini não poupou elogios aos atletas da base do VerdãoO Palmeiras deixou a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior antes da final, mas a projeção é de bons frutos para a temporada 2015. Depois de aproveitar diversos jogadores da base no profissional ao longo do ano passado, o técnico Diogo Giacomini acredita que o time da Copinha mostrou ter outros talentos com qualidade para defender o Verdão. Ao longo do ano, o intercâmbio entre as duas categorias deve ser intensificado para facilitar esta transição.

Para 2015, o Palmeiras realizará um trabalho científico com padronização de algumas valências no trabalho do Sub-20 e do profissional, e os auxiliares técnicos de Oswaldo de Oliveira permanecerão ligados em tudo que será feito nas categorias menores – como já havia sido uma constante nos dois últimos anos. O time Sub-20 também deve treinar periodicamente na Academia de Futebol, para já terem contato com o ambiente e a rotina do profissional.

“Há tempos se falava que o Palmeiras tinha uma base que não fornecia jogadores para o profissional, e já nos dois primeiros anos da gestão Paulo Nobre vemos esse resultado, atingimos objetivos de formação. Há muito tempo o Palmeiras não tinha três jogadores convocados para a Seleção Brasileira Sub-20, como teve neste ano. Hoje temos peças para servir o elenco profissional. Fizemos uma grande Copa São Paulo, propusemos o jogo ofensivo a todo momento e o saldo é muito positivo”, disse o técnico do Sub-20, Diogo Giacomini.

No ano passado, João Pedro, Nathan, Gabriel Dias, Victor Luis e Renato terminaram o Campeonato Brasileiro atuando entre os titulares, o que já é fruto da nova filosofia do Centro de Formação de Atletas do Verdão. Apesar de buscar o título em todas as competições disputadas pela base, a prioridade do trabalho é a de formar atletas técnicos, capacitados a defender o Palmeiras. Segundo o treinador alviverde, o projeto inicial foi atingido pelo desempenho na Copinha.

“Nossa ideia principal era a de apresentar uma equipe coletivamente de qualidade, que soubesse o que fazer na defesa e no ataque, além de apresentar jogadores de talento. Esse objetivo foi cumprido. Lamentamos muito a eliminação porque tínhamos time para jogar a final e éramos credenciados a ganhar o título. Temos jogadores neste elenco com projeto para chegar ao profissional, a curto e médio prazo”, completou Diogo Giacomini.