Thiego Marques vence três lutas e é campeão do Pan-Americano de Judô com a Seleção Brasileira Paralímpica

Departamento de Comunicação

O judoca Thiego Marques conquistou, no último domingo (11), a medalha de ouro na categoria J2 até 60 kg do Campeonato Pan-Americano da IBSA (Federação Internacional dos Desportos para Cegos), disputado em Edmonton, no Canadá.

“É uma grande satisfação encerrar este ano com chave de ouro. Em todas as competições, estive no pódio. Encerro como melhor do mundo e, com esses pontos, fico ainda mais próximo de Paris”, disse o palestrino, que venceu o canadense Justin Karn e os chilenos Johann Bustos e Yabran Alonso, em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).

Thiego venceu três lutas para conquistar o ouro no Pan-Americano (Foto: Reprodução/Instagram @thiegomarquesjudo)

No Palmeiras desde março de 2019, o paratleta conquistou a sua primeira medalha no Pan competindo pela Seleção Brasileira adulta. A última conquista de Thiego havia acontecido no mês de novembro, quando conquistou uma medalha de prata no Mundial de Baku, no Azerbaijão.

O Alviverde também foi representado pela judoca Alana Maldonado na acirrada disputa. A multicampeã também saiu com a medalha de ouro, mas na categoria J2 até 70 kg. A paratleta não chegou a competir, pois, devido a um problema nas inscrições do torneio, foi a única presente em sua categoria.

Além dos palmeirenses, todos os outros 10 judocas brasileiros subiram ao pódio na competição. Foram mais sete ouros, uma prata e dois bronzes ao país, que fechou a competição na liderança geral. Agora em recesso, a primeira competição da modalidade em 2023 será o Aberto da Alemanha, em Heidelberg, em fevereiro.