Departamento de Comunicação

O jovem volante Patrick de Paula, 21 anos, retornou ao time em grande estilo. Fora dos últimos quatro duelos do Alviverde – preservado pela comissão técnica –, o jogador, na tarde deste domingo (27), no Allianz Parque, diante do Flamengo (empate por 1 a 1)abriu o placar após marcar um belo gol de pé esquerdo, de fora da área, após receber passe de Luiz Adriano em jogada construída por Raphael Veiga (que havia entrado em campo minutos antes, na vaga de Lucas Lima) – a pelota ainda desviou em Thiago Maia antes de entrar no cantinho direito do gol de Hugo Souza.

“A gente estava bem concentrado. Sabíamos da dificuldade que era, por causa da Covid. Pegaram jogadores deles (que testaram positivo para o novo coronavírus), mas viemos concentrados e sabíamos o que fazer. E é o Flamengo do outro lado, não é qualquer time. É um clássico. Propomos o jogo, mas, infelizmente, tomamos um gol rápido e não conseguimos sair com a vitória”, disse o camisa 5, fazendo a leitura de que o Verdão teve atitude em campo – sobretudo no segundo tempo –, mas não conseguiu traduzir suas chances em resultado positivo.

O atleta ainda projetou o duelo válido pela Libertadores no meio da semana: “Agora é pensar na Libertadores para buscar vitória”, encerrou. O Verdão entra em campo pelo Continental na próxima quarta-feira (30), às 19h15, diante do Bolívar-BOL, no Allianz Parque. O time palmeirense é o atual primeiro colocado do grupo B no Continental, com 10 pontos (seguido do Guaraní-PAR, com sete), e precisa somar apenas mais um ponto para garantir matematicamente a classificação antecipada às oitavas de final – irá jogar pela 5ª rodada.

Vale lembrar que o Palmeiras ostenta campanha invicta nesta fase de grupos (quatro jogos, três vitórias e um empate) e, além do time de Luxemburgo, apenas o Nacional-URU (quatro vitórias em quatro jogos) e a dupla Santos e Boca Juniors-ARG (ambos com três vitórias e um empate) estão invictos nesta fase do torneio.

Antes de retornar ao time, Patrick vinha de 17 partidas seguidas, tendo sido titular nas sete últimas vezes dessa sequência, atingindo, assim, sua maior série de titularidade na temporada – antes, fora escalado seis vezes consecutivas nas primeiras partidas após a retomada do calendário, todas pelo Paulista, em julho.

Autor do gol da vitória por 2 a 1 sobre o Santos neste Brasileiro, ele agora subiu de ranking na lista de artilheiros da atual temporada, ocupando o segundo posto, com três bolas na rede (já havia marcado também no 1 a 0 sobre a Ponte Preta, na semifinal do Paulista) – neste quesito, divide posição com os meias Zé Rafael e Raphael Veiga (com três gols cada), e só fica atrás da dupla que divide o primeiro posto, com 11 gols cada: Willian e Luiz Adriano.

O garoto, que completou 21 anos no início de setembro, ainda foi o responsável pela quinta cobrança do Verdão na disputa de pênaltis na grande final do Paulista, garantindo o 23º título estadual da história do clube.

Além disso, o tento de Patrick de Paula nesta tarde também reforçou uma curiosa estatística: a de balançar as redes dos adversários muito mais vezes na etapa final do que no primeiro tempo das partidas. Dos 45 gols do Verdão na temporada, 33 foram marcados no período derradeiro (73,33%), enquanto apenas 12 (ou seja, 26,67%) foram marcados nos primeiros 45 minutos.

Ao todo, Patrick soma 23 partidas pelo Verdão: 11 vitórias, 11 empates e um único revés, além de três gols marcados, sendo que em 17 desses duelos iniciou entre os 11 principais e nos outros seis foi acionado no banco de reservas.

TOP 5 EM DESARMES

O camisa 5 também iniciou a rodada dentre os jogadores que mais acumulam desarmes no time palestrino, figurando na quarta colocação deste ranking, com 40 roubos de bola, atrás apenas de Viña, com 49, Zé Rafael, com 53, e Marcos Rocha, líder do ranking com 56. Ou seja: apesar dos jogos que ficou fora, ainda assim se manteve no topo – fator que indica que, antes de ter sido preservado das partidas em que esteve ausente, possuía números acima da média.