Último a marcar nos 5 primeiros jogos, C. Xavier vibra com fase de Henrique

Luan de Sousa
Departamento de Comunicação

Mesmo na Ucrânia, onde defende o Metalist, o meia Cleiton Xavier acompanha de perto o Verdão e, inclusive, está na torcida pelo atacante Henrique, a um gol de atingir a sua marca obtida em 2009: 5 tentos nas 5 primeiras partidas pelo clube.

César Greco/Agência Palmeiras/Divulgação _ Em 2013, Cleiton realizou tratamento de lesão na coxa direita na Academia de Futebol

Xavier, contratado no começo de 2009, balançou logo de cara as redes de Santo André (1 a 0, pelo Paulista), Mogi Mirim (3 a 0, pelo Paulista), Marília (3 a 0, pelo Paulista), Real Potosí-BOL (5 a 1, pela Pré-Libertadores) e Potosí novamente (2 a 0, pelo duelo de volta).

“Nossa, que boas lembranças! Me lembro desses gols como se fosse hoje. Não tem muito segredo, não. O importante é o jogador ter a consciência de que o Palmeiras é gigante e que deve honrar a tradição e a história do clube. O principal é se esforçar ao máximo e ser um profissional dedicado”, disse Cleiton, que elogiou Henrique, autor de quatro gols em quatro embates desde a sua estreia (contra Flamengo, Sampaio Corrêa, Goiás e Sampaio Corrêa de novo).

“Mesmo longe, sempre acompanho o Palmeiras e deu para perceber que (o Henrique) é um centroavante com bastante qualidade. Movimenta-se bem, é bom na bola aérea e sabe finalizar. Tem tudo para se tornar um dos principais jogadores do Palmeiras na temporada”.

O ex-camisa 10 palestrino vê com bons olhos alguém perto de alcançar seu retrospecto, mas faz uma ressalva: “Sou meia, jogo mais longe do gol”. “É legal porque significa que o Palmeiras acertou na contratação do Henrique. E eu, como tenho um carinho especial pelo clube, fico feliz também. É importante ser lembrado por uma marca tão significativa, mas, mesmo que ele consiga fazer o quinto gol seguido e me igualar, o que eu fiz também ficará marcado para sempre. Além disso, eu tenho a ‘vantagem’ de ser meia, atuo mais longe do gol, né? Isso dificulta para mim. Mas, claro, Henrique está de parabéns. Poucos centroavantes conseguem marcar quatro gols nas quatro primeiras partidas principalmente no Brasil, onde todos jogos são difíceis. Vamos ver se ele fará o quinto”.

Por fim, Xavier expôs confiança no Palmeiras em 2014. “Eu acredito que o Palmeiras pode desempenhar um bom papel na temporada. Apesar de a maioria das pessoas não confiar na equipe, acho que o time tem condições de brigar por títulos, sim. Pelo fato de ser o ano do centenário, a pressão deve estar muito grande em cima dos jogadores, mas eles precisam de confiança para trabalhar. Acho que se as pessoas tiverem paciência e derem o suporte necessário ao elenco, o Palmeiras pode surpreender e brigar por conquistas”.

Confira o vídeo da TV Palmeiras sobre a estreia de Cleiton Xavier no Verdão, em 2009: