Volante Danilo é a sétima #CriadaAcademia a estrear no time principal em 2020

Departamento de Comunicação

Contra o Red Bull Bragantino, o volante Danilo fez seu primeiro jogo pelo time profissional (Cesar Greco/Palmeiras)

Com o duelo diante do Red Bull Bragantino no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), vitória por 2 a 1 de virada, na manhã deste domingo (06), o volante Danilo se tornou o mais novo jogador a vestir a camisa do time profissional da Sociedade Esportiva Palmeiras. Dentre os atletas oriundos da base, ele já é o sétimo nome que ganha oportunidade no Verdão em 2020.

“Muito feliz em fazer parte desse time grande. Não tem como esquecer. A primeira vez a gente nunca esquece e esse dia vai estar marcado. Ele me dá bastante moral (o Luxemburgo), não só ele, como o elenco todo. Nós que já viemos do Sub-20 já viemos preparados por sabermos da importância e da grandeza que tem o clube. Espero que seja um ano de muita vitória e conquista e vamos lutar por todos os títulos”, disse o jogador, que fez sua estreia ao entrar aos 35 minutos do segundo tempo no lugar de Patrick de Paula – antes, Danilo já havia sido relacionado para o duelo ante o Internacional, pela rodada anterior.

Meio-campista versátil que atua como volante e ajuda na armação das jogadas, o jovem participou de alguns projetos sociais na sua cidade natal, Salvador (BA), e foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Baiano pelo Cajazeiras aos 16 anos antes de chegar ao Palmeiras em 2018, quando foi captado para integrar o elenco Sub-17 – naquela mesma temporada, já conquistou o título paulista da categoria.

No Sub-20 alviverde, o canhoto de 19 anos ganhou mais espaço ao final de 2019, contribuindo para a conquista de mais um título paulista. Foi titular da equipe na Copa São Paulo deste ano, na qual disputou cinco jogos e marcou um gol.

Em sua entrevista coletiva após o duelo, o técnico Vanderlei Luxemburgo, que completou a emblemática marca de 400 jogos pelo Verdão nesta manhã, voltou a exaltar os recursos que possui da base e a importância de dar chance aos jovens talentos, além de relembrar o pertencimento histórico do Verdão em revelar grandes nomes.

“Eu sempre botei muitos garotos para jogar. O Palmeiras é referência nas categorias de base, então são jogadores que podem pertencer ao elenco. Se eles darão continuidade ou não, eu não sei, mas tenho de dar oportunidade para que eles possam mostrar o potencial deles. Hoje foi a vez do Danilo”, declarou o treinador.

Luxemburgo não poupou elogios ao estreante, comparando sua qualidade técnica com a de Patrick de Paula – inclusive, justificou que o camisa 5 sentiu cansaço devido ao calor, embora conseguisse jogar até o fim, mas explicou que preferiu renovar o fôlego do meio-campo, colocando então Danilo para jogar, atleta que, segundo o próprio Luxa, não sente o peso da camisa.

“O jogo era às 11 horas, então eu preferi um meio de campo mais inteiro. O Patrick (De Paula) tem 20 anos, ele consegue jogar, mas mesmo assim sentiu o cansaço. Optei pelo Danilo, é um jogador que tem as mesmas características do Patrick. Ele sai para o jogo, tem dinâmica, e, assim como o Patrick, joga em qualquer lugar, seja no Maracanã, no Pacaembu ou no Allianz Parque. Ele não quer saber, ele vai e joga. É um jogador com potencial”, elogiou.

Com a atuação de Danilo, aliás, Luxemburgo passou a ser o treinador do Palmeiras que mais promoveu estreias de atletas das categorias de base na equipe profissional em uma única temporada no Século XXI (ou seja, a partir de 2001). Até então, o número máximo de atletas com pelo menos uma partida no profissional era de seis jogadores, com Jair Picerni, em 2003, Caio Jr., em 2007, e Gilson Kleina, em 2013. Picerni promoveu o goleiro Igor, os zagueiros Maicon, Douglas e Glauber e os meias Chu e Tony; o saudoso Caio Jr. Colocou em campo o zagueiro David Braz, os laterais Rick e Valmir e os atacantes Bruno Farias, Luís e Beto; enquanto Kleina lançou o goleiro Fábio, os zagueiros Thiago Martins e Marcos Vinícius, o volante Renato, o meia Edílson e o atacante Emerson.

Retrospectiva

Os outros seis foram os volantes Patrick de Paula e Gabriel Menino, o meia Alan e os atacantes Iván Angulo, Gabriel Silva e Wesley. E visando rememorar os principais momentos de cada #CriadaAcademia promovida em 2020, o Site Oficial preparou uma breve retrospectiva acerca das Pratas da Casa. Confira abaixo:

Patrick de Paula (volante)

O primeiro a ganhar uma oportunidade foi o volante Patrick de Paula. Integrado ao grupo no início da temporada de 2020, o jogador estreou logo no primeiro compromisso do time da temporada, diante do Atlético Nacional de Medellín-COL (empate sem gols), pela Florid Cup, em 15/01, no Orlando City Stadium, Flórida (EUA).

Dono da camisa 5 desde quando foi integrado ao grupo profissional, o jogador se tornou o primeiro nome desta lista justamente pelo fato de ter sido a única #CriadaAcademia titular naquela partida pela Florida Cup. A partir dali, Patrick só ganhou espaço no time, passando, pouco tempo depois a ser o titular absoluto da posição e caindo nas graças da torcida.

O jogador entrou para a história do Verdão definitivamente ao converter a penalidade decisiva na disputa de penais contra o Corinthians, na final do Campeonato Paulista de 2020, vencendo do goleiro Cássio e dando o 23º título estadual à torcida alviverde.

Patrick está entre os cinco jogadores que estiveram em campo nas 12 partidas disputadas pelo Palmeiras desde a retomada do calendário, ao lado de Gabriel Menino, Bruno Henrique, Willian e Luiz Adriano.

Captado pelo Palmeiras enquanto atuava no futebol amador do Rio de Janeiro em 2017, o camisa 5 fazia inicialmente a função de meia, mas assumiu o protagonismo na base quando passou a jogar mais recuado, como primeiro volante (atuou até improvisado como zagueiro em algumas partidas). Além do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2018, faturou ainda a Copa do Brasil Sub-20 em 2019 e quatro títulos paulistas seguidos (2017, 2018 e 2019 pelo Sub-20 e 2020 pelo Profissional).

Gabriel Menino (volante)

Gabriel Menino foi a segunda Prata da Casa a estrear pelo Palmeiras em 2020. Foi no mesmo duelo de Patrick de Paula (empate sem gols ante o Atlético Nacional-COL pela Florida Cup). Porém, entrou no intervalo. Aliás, foi o próprio Patrick quem saiu para a que a entrada de Gabriel Menino pudesse se concretizar.

Outro volante de origem, o jogador tem característica versátil: também atua em todas as posições do meio-campo e na lateral-direita, onde, inclusive, já fez alguns duelos quando Marcos Rocha e Mayke estavam impossibilitados de jogar, inclusive no duelo da manhã deste domingo (06), por opção tática de Luxemburgo, quando Mayke foi substituído para a entrada de um atacante (Willian) – a partir de então, foi Gabriel Menino quem passou a exercer a função de lateral-direito e fez o cruzamento que culminou no primeiro gol do Verdão, de Gabriel Veron.

Assim como Patrick de Paula, Gabriel Menino conquistou a titularidade e se tornou um dos pilares do time atual de Vanderlei Luxemburgo, passando a tornar-se um símbolo de personalidade dentro de campo, apesar da pouca idade.

Gabriel Menino, aliás, é um dos garçons do time na atual temporada, com três assistências, ao lado de Willian, Marcos Rocha, Dudu e Zé Rafael. Além disso, ele está entre os cinco jogadores que estiveram em campo nas 12 partidas disputadas pelo Palmeiras desde a retomada do calendário, ao lado de Patrick de Paula, Bruno Henrique, Willian e Luiz Adriano.

No Palmeiras já são 20 partidas até aqui, e o retrospecto é pé quente: uma única derrota, com outras dez vitórias e nove empates.

Aos19 anos, o atleta, assim como Patrick de Paula, foi outro captado pela base do Palmeiras em 2017 e logo se destacou, inclusive sendo convocado para defender a Seleção Brasileira Sub-20 no Sul-Americano de 2019. Na base, além dos títulos conquistados ao lado de Patrick, faturou também a Copa do Brasil Sub-17 em 2017.

Wesley (atacante)

Ao lado de Gabriel Menino, Wesley foi a segunda #CriadaAcademia a ganhar oportunidade no time principal, pois também entrou na partida diante do Atlético Nacional-COL pela Florida Cup (empate por 0 a 0). Na ocasião, Wesley entrou na vaga de Raphael Veiga, enquanto Gabriel Menino entrou na de Patrick de Paula.

Desde sua estreia, o camisa 21 jogou ao todo nove vezes (três vitórias, quatro empates e duas derrotas), na maioria delas entrando no decorrer do segundo tempo. Em duas ocasiões foi escalado por Vanderlei Luxemburgo como titular: ambas contra o Red Bull Bragantino – primeiro, pelo Campeonato Paulista (em 02/02, revés por 2 a 1) e, agora, na manhã deste domingo (06/09, triunfo por 2 a 1).

Wesley estava na conquista do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2018, quando o Palmeiras se tornou o primeiro clube da história a conquistar os Brasileiros Sub-20 e profissional na mesma temporada.

Campeão também da Copa do Brasil Sub-20 em 2019 e bicampeão paulista Sub-20 em 2018 e 2019, entre outras conquistas na base, Wesley foi emprestado ao Vitória-BA no ano passado para adquirir experiência disputando a Série B do Brasileiro e teve bom desempenho: foi o segundo maior driblador da competição, o sexto jogador mais caçado, anotou cinco gols e deu três assistências.

Alan (meia)

O meia Alanzinho, ou apenas Alan, foi a quarta #CriadaAcademia a debutar no Maior Campeão do Brasil em 2020. Dono da camisa 28, ele foi outro que participou daquele empate sem gols diante do Atlético Nacional-COL pela Florida Cup, em 15/01. Entretanto, fez sua estreia depois de Patrick de Paula (que iniciou aquele jogo como titular) e da dupla Gabriel Menino e Wesley (que debutaram juntos, ao entrarem após o intervalo) – Alan saiu do banco de reservas aos 35 do segundo tempo, entrando na vaga de Zé Rafael.

Com um elenco recheado de muitos concorrentes para a sua posição, Alan só jogou essa partida e mais uma, também pela Florida Cup (New York City-EUA, vitória por 2 a 1 de virada) e depois não teve mais espaço no time. Apontado por ser um jogador de boa qualidade técnica, o meia foi emprestado ao Guarani para ganhar rodagem.

Destaque da base alviverde desde o Sub-15, Alan chegou ao clube em 2013, após se destacar pelo futsal de São Bernardo do Campo-SP. O garoto jogou inicialmente pelo futsal do Verdão e depois fez a transição para o campo, no projeto de integração entre as duas modalidades realizado pelo Centro de Formação de Atletas palestrino.

O meio-campista acumula convocações para as categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 da Seleção Brasileira e vestiu a camisa 10 canarinha em boa parte delas. Pelo Brasil, o atleta conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-15 de 2015, sendo eleito o melhor jogador da final contra o Uruguai, e o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2017, marcando três gols contra o Chile no duelo decisivo do Hexagonal Final. Alan também fez parte do grupo que conquistou o terceiro lugar na Copa do Mundo Sub-17 de 2017.

Pelo Verdão, o jogador foi campeão do Copa do Brasil Sub-17 (2017), do Campeonato Brasileiro Sub-20 (2018) e da Copa do Brasil Sub-20 (2019), além de ter conquistado o bicampeonato paulista com a equipe Sub-20 em 2018 e 2019. Na base, o meia impressionou com passes precisos, assistências, gols de fora da área e de falta.

Iván Angulo (atacante)

O colombiano Iván Ângulo chegou ao Palmeiras no início de 2019 emprestado pelo Envigado-COL. Fez sua estreia no profissional em 05/08/2020, sendo o quinto com passagem pela base do Verdão a figurar no time principal: o fato se deu no primeiro jogo das finais do Campeonato Paulista contra o Corinthians (no duelo de volta, o Verdão sagrou-se campeão nos pênaltis). Essa foi a única partida no time de cima de Angulo até aqui.

Com a estreia no Derby, Iván Angulo foi o 113º estrangeiro a atuar pelo Palmeiras, sendo o oitavo colombiano – os outros compatriotas são Rincón, Lozano, Asprilla, Muñoz, Armero, Mina e Borja.

Angulo havia sido integrado da base para o profissional segundo semestre de 2019, mas só fez sua no time em agosto de 2020 porque, neste meio tempo (mais especificamente entre março e julho de 2020), esteve emprestado ao Cruzeiro – aliás, foi na Raposa onde fez seu primeiro jogo como profissional. Entretanto,  por requisição da comissão técnica, retornou ao Palmeiras em julho para a disputa das fases finais do Campeonato Paulista – foi inclusive quando entrou em campo em uma das partidas.

Promessa do futebol colombiano, logo após a desembarcar no Palmeiras em 2019, quando chegou para defender o Sub-20 do clube alviverde, destacou-se e foi peça chave no título inédito da Copa do Brasil da categoria. Rápido e habilidoso, ele atua pelos lados do campo e sobressai pelos dribles, assistências e faro de gol.

Convocado constantemente pelas seleções de base de seu país, Angulo foi um dos melhores jogadores da equipe colombiana na Copa do Mundo Sub-20 FIFA, na Polônia, e no Sul-Americano da categoria, no Chile.

Gabriel Silva (atacante)

Relacionado para as últimas 12 partidas da equipe, Gabriel Silva foi o sexto oriundo da base a estrear pela equipe profissional do Verdão em 2020: o fato ocorreu no clássico diante do Santos, em 23/08, há três rodadas – vitória palmeirense por 2 a 1 no Morumbi, com mando do Alviverde.

A #CriadaAcademia de 18 anos marcou 40 gols em 46 jogos atuando pelo Sub-17 e pelo Sub-20 em 2019 e se destacou também por balançar as redes em todas as finais que disputou na temporada: Paulista Sub-17 (vice-campeão), Copa do Brasil Sub-17 (campeão), Supercopa do Brasil Sub-17 (campeão), Paulista Sub-20 (campeão), Brasileiro Sub-20 (vice-campeão) e Supercopa do Brasil Sub-20 (vice-campeão).

Natural de Ribeirão Preto (SP), o atacante, que chegou ao clube em 2015, ainda deixou sua marca na final do Mundial de Clubes Sub-17, em junho do ano passado, quando o Verdão se sagrou bicampeão ao bater o Leganés-ESP por 2 a 1, na Espanha. Tanto em 2019 como em 2018, ele foi campeão mundial ao lado de Gabriel Veron – ambos fizeram um gol cada na vitória por 4 a 2 sobre o Real Madrid na decisão de 2018, também na Espanha.