Departamento de Comunicação

O Palmeiras folgou na segunda-feira (15) e se reapresentou na manhã desta terça (16), na Academia de Futebol, depois de vencer o Corinthians por 1 a 0 no sábado (13), na Neo Química Arena, e aumentar sua vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. O Maior Campeão do Brasil iniciou a preparação para receber o Flamengo no domingo (21), às 16h, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do nacional.

Com praticamente todos os atletas à disposição (exceção do volante Jailson, que se recupera de cirurgia no joelho), o elenco realizou atividades técnicas no gramado, incluindo aqueles que atuaram por mais de 45 minutos no clássico. Inicialmente, os jogadores deveriam cumprir objetivos determinados pela comissão técnica para poderem finalizar em um espaço demarcado por quatro golzinhos nas extremidades. Na sequência, divididos em duas equipes, disputaram um enfrentamento em campo reduzido.

O meio-campista Zé Rafael atingiu a marca emblemática de 200 jogos com a camisa alviverde no Derby e comemorou o bom resultado fora de casa. O camisa 8 foi o sétimo jogador do atual elenco a bater essa marca – os demais são Dudu (383), Weverton (251), Marcos Rocha (219), Gustavo Scarpa (217) e Raphael Veiga (207) e Gustavo Gómez (202).

“Muito feliz por alcançar essa marca. Sabemos como é difícil, ainda mais em um clube gigante como o Palmeiras. Fico muito feliz de estar escrevendo uma bela história aqui, com 200 jogos e alguns títulos. Espero poder continuar ajudando essa equipe”, afirmou o meio-campista. “Era um clássico, o jogo valia seis pontos. Conseguimos fazer um bom jogo, consistente. Jogar lá sempre é difícil, trouxemos mais uma vitória fora de casa, seguimos aumentando os pontos. Isso é muito importante no Brasileiro, ganhar jogos fora, ainda mais clássico. Espero que continuemos evoluindo e sendo consistentes para chegar ao fim da temporada e conquistar o título”, completou.

Ao todo, nestes 200 jogos, Zé acumula 120 vitórias, 44 empates, 36 derrotas, 22 gols marcados e 18 assistências concedidas, além dos títulos da Copa do Brasil de 2020, do Campeonato Paulista de 2020 e de 2022, das Libertadores de 2021 e de 2022 e da Recopa Sul-Americana de 2022. Ele também projetou a sequência do Brasileirão e o confronto direto com o Flamengo.

“Será mais um jogo importante, decisivo para nós. O Flamengo tem uma equipe muito qualificada, que vai vir para buscar o resultado. Estão logo atrás da gente e temos que fazer um grande jogo para aumentar a distância para o segundo colocado. É um jogo chave, vai ser importante para a sequência. Espero que possamos estar inspirados e fazer um grande jogo, conseguir mais essa vitória e embalar mais no campeonato”, finalizou.

O Palmeiras defende 11 jogos de invencibilidade na temporada e sete no Brasileirão, sendo seis vitórias consecutivas. Líder com 48 pontos e nove de vantagem sobre o segundo colocado Flamengo, é a equipe que mais fez gols (37), que menos vezes foi vazada (com 14 gols sofridos) e ostenta o melhor saldo de gols da competição (23).

Os jogadores Gustavo Gómez e Raphael Veiga (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)