Angelo Salvioni
Departamento de Comunicação

O judô paralímpico do Palmeiras subiu ao pódio mais uma vez em 2019. Alana Maldonado, segunda melhor judoca paralímpica do mundo na categoria até 70kg, sagrou-se medalhista de prata do Grand Prix IBSA nesta terça-feira (14), em Baku, no Azerbaijão. Este foi o terceiro prêmio da atleta alviverde na temporada, já que foi campeã do Grand Prix Internacional e do Aberto da Alemanha – ambos no mês de março.

Gabriela Sabau/IJF _ Ao lado das brasileiras Meg Emmerich e Rebeca Souza, Alana exibe mais uma conquista na carreira

Para chegar à final, Alana derrotou as judocas Theodora Paschalidou (Grécia), número 13 do ranking mundial da categoria, e Vasila Aliboeva (Uzbequistão), número 3. Na grande decisão, a palmeirense foi superada pela mexicana Lenia Ruvalcaba Alvarez, algoz na disputa do ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

“Saio de Baku de cabeça erguida e com uma medalha de prata no peito. O ouro não veio por muito pouco, mas o que vale mesmo é ter mais uma grande experiência na bagagem. A temporada será bastante cheia, e o foco de agora é conseguir vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio”, declarou Alana, que não sabe o que é ficar de fora do pódio em competições paralímpicas internacionais pela Seleção Brasileira desde sua primeira aparição, em 2015.

O Grand Prix IBSA recebeu este nome em 2019 como substituição à Copa do Mundo, competição que Alana foi ao pódio pela terceira vez na carreira. A atleta soma agora um ouro (2017) e duas pratas (2018 e 2019).

Quem também representou o Verdão no Grand Prix IBSA foi Thiego Marques, reforço adquirido pelo clube nesta temporada. Competidor da categoria até 60kg, o paraense derrotou na estreia o japonês Takaaki Hirai, mas foi superado na fase seguinte pelo georgiano Zurab Zurabiani.

Mesmo subdivididos em peso, os judocas deficientes visuais possuem três classificações: B1 (completamente cego e não consegue ver nem distinguir o formato de uma mão, visto ter percepção luminosa nula), B2 (consegue ver vultos e distinguir o formato de uma mão) e B3 (capaz de definir imagens).