Departamento de Comunicação

Turcão e Waldemar Fiume desarmam um dos jogadores do Arsenal (Acervo Histórico)

Favoritismo do adversário, estádio lotado, ambiente de comoção no mundo e iluminação controversa. Não, a descrição acima não diz respeito à final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, marcada para as 13h30 deste sábado, mas sim à primeira partida do Palmeiras contra um time da Inglaterra. Em amistoso disputado em 18 de maio de 1949 no Pacaembu, o Verdão empatou com o Arsenal-ING por 1 a 1.

Ao longo de seus 107 anos de história, o Alviverde enfrentou equipes inglesas em cinco oportunidades, com duas vitórias, dois empates e uma derrota – três desses duelos foram realizados em São Paulo.

O Arsenal-ING já era um dos grandes da Europa quando excursionou ao Brasil pela primeira vez, a convite do Botafogo-RJ. A delegação londrina, que conquistaria a Copa da Inglaterra na temporada seguinte, viajou ao país dividida em dois aviões, no dia 10 de maio de 1949. Uma das aeronaves, porém, apresentou problema em um dos motores após a decolagem e teve de voltar ao aeroporto para passar por reparos.

A manobra preocupou os passageiros. Afinal, apenas seis dias antes, um desastre aéreo ocorrido em Turim, na Itália, causara a morte de todos os jogadores do Torino-ITA presentes no voo, além de funcionários do clube, jornalistas e tripulantes – o episódio ficou conhecido como a Tragédia de Superga, em referência ao nome da basílica contra a qual o avião se chocou enquanto tentava aterrissar.

Recorde de renda

A excursão do Arsenal teve início no Rio de Janeiro (RJ) e o primeiro amistoso ocorreu em 15 de maio, contra o Fluminense, em São Januário. A goleada inglesa por 5 a 1 provocou impacto. Tanto que dois dias depois, ao desembarcar em São Paulo para encarar o Verdão, os visitantes foram tratados pela imprensa paulista como favoritos.

“O conjunto que enfrentar o Arsenal sem um plano tático preconcebido dificilmente escapará ao revés”, alertou a edição de 17 de maio de 1949 do jornal “Correio Paulistano”. “O sistema posto em prática pelo clube britânico é desconcertante. Os médios, por exemplo, confundem-se com os avantes. Há um trabalho de deslocamento perfeito.”

Relato da Folha de S. Paulo sobre o empate entre Palmeiras e Arsenal no Pacaembu (Acervo Histórico)

A curiosidade sobre o futebol do time londrino foi tal que cerca de 55 mil pessoas compareceram ao Pacaembu, estabelecendo, segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, o novo recorde de arrecadação para partidas disputadas na América do Sul, com 1.130.077 cruzeiros – por força de contrato, 60% desse valor ficou com o Arsenal.

Canhotinho iluminado

Antes do duelo, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Tragédia de Superga. Apesar do favoritismo reservado aos ingleses, predominou em campo o equilíbrio. Os visitantes saíram na frente aos 33 minutos do primeiro tempo: o zagueiro Turcão afastou mal um cruzamento e a bola sobrou para o atacante Lodge completar. Mas o Maior Campeão do Brasil empatou aos 16 da segunda etapa: o meio-campista palmeirense Harry chutou e a bola desviou em uma das mãos do defensor Smith; o árbitro inglês Cecil Barrick apontou o pênalti, cobrado no canto direito pelo ponta-esquerda Canhotinho.

Em texto publicado na revista “Esporte Ilustrado”, o jornalista Thomaz Mazzoni (1900-1970) classificou o resultado como uma “sensacional proeza” do time alviverde: “Impondo o seu notável espírito de luta, jogando à base de velocidade, evitando o corpo a corpo e soltando o balão de primeira, o Palmeiras confundiu todas as qualidades de que são possuídos os visitantes e acabou transformando o seu revés da primeira fase num empate que lhe valeu por uma vitória”.

O técnico do Arsenal, Thomas Whittaker, atribuiu a igualdade no placar ao horário do amistoso, que começou às 21h. Ele se queixou de que os seus jogadores nunca haviam atuado sob luz artificial – somente em 1951, o estádio do clube londrino (Highbury) ganharia refletores.

O goleiro Swindin teve trabalho com o ataque palmeirense (Acervo Histórico)

Bom presságio

Antes de voltar ao Rio de Janeiro (RJ), onde ainda enfrentaria Vasco, Flamengo e Botafogo, o Arsenal derrotou o Corinthians por 2 a 0, no Pacaembu. A equipe britânica ainda regressaria ao Brasil em 1951, quando mediria forças novamente com o Palmeiras. O amistoso foi realizado em 6 de junho e acabou com vitória palestrina por 3 a 1 – Liminha (dois) e Jair marcaram. O triunfo foi um bom presságio para o Verdão que, no mês seguinte, faturaria o seu primeiro título mundial.

Todos os jogos do Palmeiras contra clubes ingleses:

18/05/1949 – Palmeiras 1 x 1 Arsenal-ING, em São Paulo
06/06/1951 – Palmeiras 3 x 1 Arsenal-ING, em São Paulo
18/05/1949 – Palmeiras 0 x 0 Portsmouth-ING, em São Paulo
27/05/1978 – Palmeiras 0 x 0 Coventry City-ING, em Osaka (Japão)
30/11/1999 – Palmeiras 0 x 1 Manchester United-ING, em Yokohama (Japão)