Alana Maldonado e Thiego Marques brilham no Grand Prix de Judô Paralímpico e são convocados pela Seleção Brasileira

Departamento de Comunicação

De olho na vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, Alana Maldonado e Thiego Marques subiram no pódio do Grand Prix de Judô Paralímpico no dia 19 de março, em São Paulo-SP. Os judocas conquistaram o primeiro lugar na classe J2, até 70kg e 60kg, respectivamente.

Thiego Marques e Alana Maldonado (E/D) sobem ao pódio no Grand Pix de Judô Paralímpico (Foto: Divulgação/Palmeiras)

“Essa competição é muito importante para conhecermos as novas adversárias do Brasil, fazer as adaptações à nova categoria e ir viajar para fora com tudo certo”, disse a judoca, que foi primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro no judô dos Jogos Paralímpicos (Tóquio 2020), ao site oficial do CPB.

Em fevereiro, Alana foi eleita a maior judoca de 2021 pelo Prêmio Paralímpicos, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Essa não foi a primeira vez que ela foi lembrada na principal premiação do esporte paralímpico brasileiro, em 2017 e 2018, foi eleita a Melhor Atleta Feminina, e em 2019, faturou o Atleta da Galera, sendo este com votação abeta ao público.

Após o destaque na competição nacional, a dupla foi convocada pela Seleção Brasileira para disputar o Grand Prix de Antalaya, nos dias 23 e 24 de abril, na Turquia – o evento abre a temporada internacional da modalidade.

“É uma honra representar o nosso clube e o nosso país mais uma vez. Além de uma honra, é uma responsabilidade imensa. Vai ser de extrema importância estar no pódio para trilhar nosso caminho até Paris”, falou o paraense, natural da capital Belém.

No Palmeiras desde março de 2019, Thiego cursa fisioterapia e  é grande promessa da modalidade. O jovem representou a Seleção pela primeira vez em 2013, em um campeonato juvenil, nos Estados Unidos e estava presente nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.