Departamento de Comunicação

Um dos jogadores que esteve em campo na vitória por 4 a 3 contra o Flamengo no duelo que valeu o título da Supercopa do Brasil 2023, há três dias (substituiu Dudu aos 42 da etapa final), Breno Lopes chegou ao seu quinto duelo disputado na temporada atual – dos seis que o Verdão jogou, Breno só não atuou na partida de estreia, empate sem gols contra o São Bento, em casa, pela 1ª rodada do Estadual. Entretanto, a partida desta quarta (01), contra o Mirassol, foi apenas a segunda do atacante como titular, e o jogador mostrou ter aproveitado a oportunidade e foi decisivo: abriu caminho para a vitória do Palmeiras por 2 a 0, aos 23 do segundo tempo, após bela jogada de Giovani (depois, Atuesta completou, aos 47).

Antes da decisão da Supercopa, no último domingo (28/01), o Verdão, assim como no caso de hoje, havia disputado a partida que precedeu aquela decisão também com time misto: foi a vitória por 3 a 1 contra o Ituano, fora de casa. Naquele dia (25/01), Breno Lopes fazia sua primeira partida dentre os 11 principais em 2023, assim como Rafael Navarro e Bruno Tabata, autores dos gols da vitória (o outro do Verdão foi de Siqueira, contra).

Se por um lado, a titularidade foi preponderante para que seus companheiros de ataque (Navarro e Bruno Tabata) marcassem o primeiro deles na temporada após ganharem a chance como titulares do time – aliás, Tabata, fazendo o seu primeiro pelo clube -, Breno, hoje, foi quem pôde comemorar o seu! O camisa 19 do Verdão, aliás, já tem fama de ser decisivo em duelos equilibrados, principalmente durante o segundo tempo (porém, a maioria delas, a despeito desta noite, saindo do banco).

A começar pela primeira vez em que marcou um gol pelo Verdão, que foi um gol épico! Após chegar ao clube na metade de 2019 como um ‘ilustre desconhecido’, trazido do Coritiba, o jogador atuou em 17 partidas (quase sempre entrando nos minutos finais dessas partidas) até que, simplesmente, sua primeira bola na rede deu ao Palmeiras o título da Libertadores de 2020: ele entrou aos 39 do segundo tempo, contra o Santos, no Maracanã (final única em campo neutro) e fez o tento da vitória por 1 a 0 nos acréscimos, aos 54, praticamente em um dos lances finais da partida.

Desde então, o jogador ganhou grande apreço da torcida e repetiu suas atuações decisivas. Hoje o jogador chegou ao seu 17° tento pelo clube, sendo que, destes, sete aconteceram em minutos finais de partidas (sendo dois após os 40 do segundo tempo e cinco após os 45). O gol desta noite, contra o Mirassol, não foi tão tardio, porém, não menos decisivo; o jogador foi às redes em um momento no qual a partida estava truncada e, não fosse o gol do camisa 19 – com bela jogada protagonizada por Giovani –, talvez o placar não tivesse saído do zero.

Recentemente, inclusive, Breno Lopes atingiu uma marca expressiva pelo Maior Campeão do Brasil: em sua estreia pela temporada 2023, na vitória contra o Botafogo de Ribeirão Preto, por 1 a 0, fora de casa, atingiu a barreira dos três dígitos de jogos pelo clube: 100 partidas. Hoje, são 104 jogos (66 vitórias, 24 e 14 derrotas), com 17 gols marcados e três assistências concedidas.