Departamento de Comunicação

Velho conhecido da torcida palmeirense (defendeu o clube entre 2017 e 2019, marcando inclusive o gol do título brasileiro de 2018), Deyverson retornou ao Verdão na primeira quinzena deste mês e já estreou no clássico, no dia 12/06, contra o Corinthians, com boa atuação ao entrar no segundo tempo. Logo em sua segunda partida, contra o Juventude-RS, fora de casa, foi decisivo para a vitória palmeirense contra o time gaúcho por 3 a 0 no Estádio Alfredo Jaconi, marcando o segundo gol do Verdão – o primeiro desde a sua volta. Na noite desta quarta-feira (30), o atacante voltou a ser decisivo em um jogo fora de casa que valeu três pontos ao Verdão e, curiosamente, outra vez contra uma equipe gaúcha: o Internacional.

O camisa 16 abriu a contagem aos 9 minutos de bola rolando e foi importante para que o time saísse vitorioso, já que a partida reservou muitas emoções, incluindo empate de pênalti da equipe colorada com Edenílson aos 17 do segundo tempo – penalidade essa que culminou na expulsão do zagueiro palmeirense Kuscevic. O Verdão só buscou a vitória com gol de Danilo nos minutos finais da partida (44 do segundo tempo), não sem antes tomar um susto em lance no qual o goleiro Jailson precisou trabalhar e defender cabeceio de Yuri Alberto cara a cara.

A vitória, além dos importantes três pontos, passa a ser mais histórica levando em conta que o feito de ter batido a equipe colorada em sua casa nesta noite é um mérito alcançado pelo time de Abel Ferreira poucas vezes ocorrido anteriormente. Pelo Brasileiro, antes dessa vez, o Palmeiras só havia vencido o Inter jogando em Porto Alegre quatro vezes: nas campanhas dos títulos de 1967 – Roberto Gomes Pedrosa (com Aymoré Moreira), 1994 (com Vanderlei Luxemburgo) e 2016 (com Cuca) e na campanha do vice em 1997 (com Luiz Felipe Scolari).

Essa, aliás, não é a primeira vez em que Deyverson participa de um jogo histórico do Verdão de quebra de tabu: contra o São Paulo, pelo Brasileirão de 2018, ele marcou na vitória por 2 a 0 (o outro tento foi marcado por Gustavo Gómez), colocando fim em uma série de 16 anos do Palmeiras sem vencer o Tricolor no Morumbi.

Dono de uma personalidade única e bastante irreverente, Deyverson foi contratado pelo Palmeiras em 2017 após passagens por times de Portugal, Alemanha e Espanha e com a fama de ter balançado as redes do Real Madrid e do Barcelona pelo Alavés-ESP – esteve no futebol espanhol desde 2019 antes de retornar ao Verdão neste mês.

Atualmente, ele é o 5º maior artilheiro do elenco alviverde, com 27 gols (em 110 jogos), atrás só de Gustavo Scarpa (28), Luiz Adriano (30), Raphael Veiga (32) e Willian (64), sendo o 3º maior artilheiro do Palmeiras na era dos pontos corridos do Brasileiro, com 22 bolas na rede, atrás apenas de Willian (30) e Dudu (41).

RAPHAEL VEIGA CONCEDE ASSISTÊNCIA PARA GOL DE DEYVERSON E AMPLIA BOM RETROSPECTO NA TEMPORADA

Após aproveitar sobra de bola em cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa, Raphael Veiga disparou para Deyverson, que desviou para o gol, abrindo o placar contra o Internacional no Beira-Rio. Com a assistência, o camisa 23 chegou a dez participações em lances de gol nesta temporada (ou seja, gols e assistências somadas), totalizando sete bolas na rede e três passes – desta forma, tornou-se o segundo colocado no quesito, igualando Rony (oito gols e duas assistências) e Willian (oito gols e duas assistências), ambos também com dez – o trio está atrás apenas de Gustavo Scarpa, com 19 (cinco gols e 14 assistências).

Na partida anterior do Verdão, vitória sobre o Bahia por 3 a 2 no Allianz Parque, também nos minutos finais, Veiga, com o gol marcado, chegou a 32 tentos no total desde que está no Palmeiras e, com isso, entrou para o top 10 de jogadores que mais balançaram as redes adversárias no Século XXI, ao lado de Pedrinho, meia dos anos 2000, décimo da lista, com os mesmos 32 gols. Completam o ranking: Edmundo (9º, com 35 gols), Borja (8º, com 36 gols), Alex Mineiro (7º, com 37 gols), Diego Souza (6º, com 38 gols), Kleber Gladiador (5º, com 39 gols), Valdivia (4º, com 41 gols), Vágner Love (3º, com 54 gols), Willian Bigode (2º, com 64 gols) e Dudu (1º, com 70 gols).

Palmeirense desde a infância, Veiga, de quebra, naquele jogo contra o Bahia, ampliou sua vantagem na segunda colocação da artilharia do elenco atual, com 32 gols, contra 30 de Luiz Adriano, atrás apenas de Willian, com 64 gols (sendo o segundo principal artilheiro Verde neste século, atrás só de Dudu, com 70).

Especificamente no Allianz Parque, palco do jogo contra o Bahia no último final de semana, o meio-campista ampliou seus bons números na arena alviverde: chegou a 17 gols, ampliando sua vantagem na quarta posição isolada dentre os goleadores no local desde que a o estádio fora inaugurado com a atual configuração, em 2014 (Luiz Adriano fecha o top 5 com 15 gols). O top 3 de artilheiros do Allianz Parque é composto por Borja (19), Willian (23) e Dudu (33).

E com os 32 gols que hoje possui pelo clube, Veiga figura na lista dos 100 maiores artilheiros dos 106 anos de história do Alviverde em todos os tempos, atualmente na 88ª colocação, ao lado de outros nomes que também fizeram 32 gols pelo Verdão: Baroninho e Pedrinho (atacante e lateral dos anos 80) e Alfredo González (atacante argentino do Verdão na década de 40).