Em amistoso internacional, reforços marcam e Palmeiras vence Shandong Luneng

Mirella Scattolin
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação _ Na estreia com a camisa do Verdão, o lateral Lucas marcou um dos três gols da vitória sob o Shandong LunengCom mais de 24 mil ingressos vendidos e os torcedores lotando as arquibancadas, o Verdão recebeu o Shandong Luneng – China, na tarde deste sábado, e saiu de campo com a vitória por 3 a 1, em amistoso válido pela Pré-Temporada 2015.

Os dois times começaram cautelosos em campo. Com marcação forte de ambos os lados, as duas equipes não conseguiam armar jogadas perigosas e não deram muito trabalho aos goleiros no início do duelo. Porém, aos 14 minutos de bola rolando, os visitantes inauguraram o marcador depois de cobrança de falta do argentino Montillo.

Mesmo atrás no placar, o Palmeiras não desanimou e a resposta já aconteceu depois de três minutos. Aos 17, Maikon Leite fez ótima jogada e cruzou da direita, o goleiro adversário falhou, e Leandro Pereira, sozinho, só teve o trabalho de testar para as redes e deixar tudo igual no Allianz Parque. (Palmeiras 1×1 Shandong Luneng)

Depois disso, pouca coisa mudou. O jogo voltou a ficar pegado e com um número de faltas razoável, dificultando a armação de jogadas pelo meio de campo. Mesmo assim, a equipe do capitão Zé Roberto jogou no erro do adversário e soube administrar a posse de bola.

Assim, aos 39 minutos, o Verdão marcou o gol da virada. Depois de ótima troca de passes, Allione assistiu Lucas, que invadiu a área e chutou forte. A bola desviou na zaga e encobriu o goleiro chinês. (Palmeiras 2×1 Shandong Luneng).

Ainda no vestiário, o técnico Oswaldo de Oliveira fez algumas alterações para a segunda etapa: Maikon Leite deu espaço para Mouche, Cristaldo entrou na vaga de Leandro Pereira e Zé Roberto foi substituído por João Paulo. 

Como em amistoso o número de substituições é indeterminado, Oswaldo aproveitou para fazer testes no elenco alviverde e, já com a bola rolando, mudou outra vez: Wellington entrou na vaga de Tobio e Tiago Real no lugar de Mendieta.

Em menos de 15 minutos dentro de campo, o atacante Mouche sentiu lesão e teve que ser substituído. Aproveitando o momento, o comandante palestrino colocou o volante Renato no lugar de Gabriel e Ayrton na vaga de Lucas.

Todas essas modificações dentro do gramado surtiram efeito rapidamente. O lateral Ayrton fez um ótimo lançamento para o atacante Cristaldo, que dominou e mandou um lindo chute cruzado. Golaço! (Palmeiras 3×1 Shandong Luneng).

Aos 36 minutos, o Palmeiras mudou no gol: O veterano Fernando Prass deu espaço para o novato Jailson, que não teve nenhum trabalho nos minutos em que ficou em campo. Logo depois da troca, Cristaldo quase anotou o segundo dele, mas o goleiro adversário fez boa defesa e impediu o quarto gol palestrino.

Com a vitória dentro de casa, o Palmeiras inicia os trabalhos em 2015 com pé direito. Na segunda-feira, o time viaja para Itu, onde inicia a segunda parte da pré-temporada. A estreia no Campeonato Paulista será no dia 31 de janeiro, contra o Audax.

Escalação: Prass ( Jailson); Lucas (Ayrton), Tobio (Wellington), Victor Hugo (Thiago Martins) e Zé Roberto (João Paulo); Gabriel (Renato), Amaral (Andrei Girotto), Mendieta (Tiago Real) e Allione (Victor Luis); Maikon Leite (Mouche) (Vinicius) e Leandro Pereira (Cristaldo).

Cartões Amarelos: Andrei Girotto

Gols

Palmeiras: Leandro Pereira (17’ – 1º Tempo), Lucas (39’ – 1º Tempo) e Cristaldo (30’ – 2º Tempo)

Shandong Luneng: Montillo (14’ – 1º Tempo)