Arqueira ganha medalha de bronze nos Jogos Sul-americanos para o Brasil

Agência Palmeiras
Heron Ledon

A primeira medalha do tiro com arco do Brasil nos Jogos Sul-americanos do Chile foi conquistada por uma atleta do Palmeiras. Na tarde desta quinta-feira (13), em Santiago, Sarah Nikitin bateu a venezuelana Leidys Brito e faturou o bronze no individual feminino. Ela ainda terá mais chances de subir ao pódio no próximo sábado (15).

Na primeira etapa de classificação, disputada nesta quarta (12), com 17 arqueiras, a atleta do arco e flecha alviverde, patrocinado pela Raycon, e da seleção nacional foi a terceira melhor colocada, com 1309 pontos após 144 tiros. Assim, Sarah pulou um mata-mata e avançou às oitavas de final, quando derrotou a argentina Virginia Conti por 7 a 1.

Os combates, realizados nesta quinta-feira (13), tiveram sequência, e a palmeirense encarou Mayra Mendez, da Venezuela, obtendo a vitória por 6 a 4 nas quartas de final. Já na semi, Sarah foi superada pela colombiana Maira Alejandra Villa pelo placar de 6 a 2 – a adversária fora a segunda melhor na classificatória e ficou com a prata na final. Contra a venezuelana Leidys Brito, a competidora brasileira triunfou por 6 a 4 e levou medalha de bronze para o país, líder do quadro de medalhas dos Jogos.

A atleta do Verdão poderá subir ao pódio mais duas vezes, no sábado (15). Sarah terá a companhia de Ane Marcelle dos Santos e Marina Gobbi no feminino por equipes do Brasil, que disputará a semifinal contra a Venezuela. Ela também fará dupla com Marcus Vinicius na equipe mista, enfrentando Chile ou Argentina pela vaga na decisão.

Entenda a forma de disputa do individual feminino nos Jogos Sul-americanos

Na etapa de classificação, 144 flechas são atiradas, divididas em distâncias de 70, 60, 50 e 30 metros. Em cada uma, há seis rounds de seis tiros, com tempo máximo de quatro minutos por série. Tem-se, então, a lista classificatória para compor os combates – o primeiro enfrenta o último e assim sucessivamente.

Cada arqueiro dispara três flechas em cada um dos cinco sets nas etapas de mata-mata, a 70 metros do alvo. Quem pontuar mais em cada rodada garante dois pontos; empate vale um. Nas semifinais e nas finais, os atletas atiram de forma alternada – vence o que ganhar três rounds primeiro.