Comitê Paralímpico divulga lista e confirma arqueiro alviverde no Parapan

Depto. de Comunicação

O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou no início desta semana a convocação oficial dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015. Como já era esperado, a lista contou com o arqueiro palmeirense Júlio Cesar de Oliveira, que garantiu sua vaga na seletiva realizada em maio, em Maricá-RJ.

Julio participará da competição pela segunda vez. No Parapan de Guadalajara 2011, o atleta foi o melhor brasileiro da categoria Composto Masculino Open, ficando na quinta colocação. Para a disputa no mês de agosto, ele segue forte com seus treinamentos e usará os torneios estaduais como preparo.Divulgação_Julio participará da competição pela segunda vez

“Estou para entrar na reta final de preparação, na qual aumento os treinos técnicos e faço os últimos ajustes no equipamento. Essa é uma fase de manutenção do trabalho feito até aqui, e, agora em diante, o que mais influencia é o aspecto psicológico. A ansiedade vai aumentando até a data do embarque. Tenho mais duas etapas do Campeonato Paulista, que ajudam bastante nessa fase”, disse o atual campeão paulista e vice brasileiro.

Com 270 competidores confirmados até o momento – pode chegar a 273 –, esta será a maior delegação nacional no torneio, que terá a sua quinta edição, em solo canadense. O Brasil foi o líder do quadro de medalhas nos dois últimos eventos realizados, no México, há quatro anos, e no Rio de Janeiro, em 2007. O tiro com arco só disputado no último campeonato, sem premiações ao time verde e amarelo.

O arqueiro do Palmeiras/Raycon disputará dias depois o Campeonato Mundial Paralímpico de Tiro com Arco, na Alemanha, também pela Seleção Brasileira. Antes dele, em julho, sua companheira de equipe Sarah Nikitin representará a Seleção nacional nos Jogos Pan-Americanos. Na última semana, a alviverde participou da segunda etapa da Copa do Mundo, na Turquia, como preparação à disputa no Canadá.