Pai e filha disputam Mundial de Arco e Flecha ‘selvagem’ nos EUA

Heron Ledon
Departamento de Comunicação

Uma dupla especial de arqueiros do Palmeiras viverá uma verdadeira aventura a partir desta segunda-feira (04). Pai e filha, Vilson e Isabella Tonão irão percorrer quilômetros e mais quilômetros de mata fechada nos Estados Unidos em busca de um objetivo final: subir ao pódio do Campeonato Mundial de Field Outdoor, a ser realizado até a próxima sexta (08), em Yankton, na Dakota do Sul.

Field é uma modalidade do arco e flecha que possui muitas diferenças em relação ao estilo “comum” praticado. Talvez a mais marcante seja o ambiente da disputa, que pode ser em um campo aberto com diversos declives ou no meio da natureza, por exemplo. As diversas distâncias e posições de disparo também são características peculiares do Field. Mas nada disso é problema para a dupla verde e branca, acostumada a vencer torneios desse tipo em São Paulo.

Divulgação _ Isabella (centro) e Vilson (direita) levarão as cores palestrinas ao Mundial de Field nos Estados Unidos

No Mundial dos Estados Unidos, porém, a dificuldade será aumentada devido à grandeza física do campeonato. Em cada dia, todos os arqueiros terão de atirar em 28 alvos espalhados por trilhas de mata fechada – a distância entre um e outro ultrapassará a média de 100 metros percorrida nas competições do Estado paulista. Resultado: serão cerca de seis a oito horas de prova por dia – sem parar – e mais de 25 quilômetros de caminhada no total, carregando todo o equipamento.

Ciente dos obstáculos e do alto nível do certame, Vilson Tonão pretende voltar ao Brasil com uma conquista. “Não é fácil não. Tem de levar comida, banquinho para dar uma descansada. É uma prova bem disputada e difícil, mas eu tenho treinado bastante e a minha intenção é beliscar uma medalha. Eu creio que vai ser um bom campeonato”, disse ao Site Oficial do Palmeiras. Em 2013, o atleta ficou em quarto lugar no Mundial de Field Indoor, também em solo estadunidense, enquanto o seu companheiro de Verdão, Fabio Tassinari, pegou o bronze.

As arqueiras que almejam o triunfo encontrarão pela frente a atual recordista brasileira de Field na categoria Estilo Livre Feminino Adulto. Em abril deste ano, Isabella Tonão atingiu a marca de 498 pontos em uma prova no Guarujá (SP). A palmeirense reconhece a qualidade dos EUA no estilo e valoriza a experiência a ser adquirida na disputa. “Os americanos vão estar em maior número, e eles são muito bons nesse tipo de torneio. Para mim, vai ser bom porque vou competir com arqueiros mais jovens até os mais experientes. Se eu ficar entre as dez primeiras colocadas, já será uma vitória para mim, principalmente porque, no Brasil, não tem muitas mulheres que praticam essa modalidade”.

O Mundial de Field Outdoor será formado por cinco provas, ou rounds, como são chamados: duas de Hunter, duas de Field e uma de Animal. Nas duas primeiras – que possuem diferenças de distância e cor dos alvos, como exemplo –, os competidores farão quatro disparos de até cinco pontos em cada um dos 28 alvos. No Animal, os atletas têm de acertar imagens de coelhos, veados, porcos-espinhos, entre outros, com áreas de pontuação denominadas de Morte (máxima) ou Ferimento (mínima), o qual permite fazer um novo tiro (até três) diminuindo a distância e os pontos.

Cerca de 500 arqueiros estarão no campeonato, e serão vencedores os que mais pontuarem na somatória dos cinco dias, dentro de cada categoria. Vilson e Isabella fazem parte da Composto Estilo Livre Ilimitado Adulto de cada sexo. No primeiro dia, os atiradores serão divididos aleatoriamente em grupos de quatro integrantes para percorrer as trilhas. Em seguida, serão agrupados conforme a pontuação.

Sarah participa da quarta etapa da Copa do Mundo

Outra atleta do Verdão estará em uma competição fora do Brasil. Pela Seleção nacional, Sarah Nikitin disputa, entre esta segunda-feira (04) e o próximo domingo (10), a quarta etapa da Copa do Mundo de Arco e Flecha, sediada em Wroclaw, na Polônia. Na fase de número dois, na Colômbia, ela faturou a inédita medalha de prata por equipes mistas.
[album]