Departamento de Comunicação

O Palmeiras treinou na manhã desta terça-feira (26), na Academia de Futebol, e intensificou a preparação para o duelo com o Grêmio Novorizontino, na quinta (28), às 21h35, no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista. O elenco realizou atividades específicas dos sistemas ofensivo e defensivo, além de um trabalho tático em campo reduzido ensaiando situações de jogo determinadas pela comissão de Abel Ferreira.

A principal novidade no gramado foi a presença do zagueiro Gustavo Gómez, que iniciou o processo de transição física e participou de toda a atividade integrado ao restante do grupo. O paraguaio se recupera de uma fratura no dedo do pé esquerdo sofrida contra o Corinthians, no mês passado.

Único presente nas últimas 11 semifinais do Campeonato Paulista, o Palmeiras busca chegar à 17ª decisão estadual na história (incluindo jogos-desempate de edições em pontos corridos), sendo a quinta seguida, o que seria um novo recorde isolado no clube – a atual série de quatro decisões entre 2020 a 2023 está ao lado da série de 1992 a 1995 e, no geral, ao lado da série do São Paulo de 1980 a 1983 e da do Corinthians de 2017 a 2020, atrás apenas da série do Santos de 2009 a 2016 (oito seguidas).

O Verdão volta a treinar nesta quarta-feira (27), às 10h, em atividade agendada para o Allianz Parque.

O zagueiro Gustavo Gómez durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Vitor Reis comenta período de treinos no Profissional

Campeão em todas as categorias da Base do Palmeiras, pela qual atua desde 2016, o zagueiro Vitor Reis tem participado dos treinos do elenco profissional há mais de um mês, desde a lesão de Gómez. Ele foi relacionado para o confronto com o Botafogo-SP, na Arena Barueri, e sentiu do banco de reservas a emoção de estar em uma partida oficial.

“É um sonho realizado, né? Tem vezes que eu paro, fico olhando os jogadores e falo ‘nossa, não é que eu estou passando por isso?’. O jeito que eles me acolheram, me receberam muito bem, me senti confortável aqui dentro. Sempre os jogadores vêm conversando comigo, Luan, Mayke, vários jogadores, e isso é muito importante para todo garoto que sobe da Base para pegar uma confiança. Tenho certeza de que quando entrar dentro de campo eu vou estar bem acolhido, bem concentrado e confiante”, disse o jovem.

Reis relembrou o início da carreira e a chegada ao Palmeiras, aos dez anos de idade. “Sou de São José dos Campos (SP). Comecei no futebol na escolinha. Com dez anos, um olheiro aqui do Palmeiras me assistiu, o Jorge. Teve um amistoso na escolinha, ele olhou, gostou de mim e de mais alguns garotos. Eu vim fazer teste por um tempo, só que ainda não conseguia ficar direto por causa da minha escola, tinha que bater e voltar. Com 11 anos eu firmei, continuei e foi muito bom”.

O zagueiro Vitor Reis está na base do Verdão desde 2016 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Em outubro do ano passado, o zagueiro foi eleito pelo conceituado jornal britânico “The Guardian” um dos 60 jovens jogadores do mundo com maior potencial. Ao todo, quatro brasileiros nascidos em 2006 fizeram parte dessa lista, entre eles outras duas Crias da Academia: o atacante Endrick e o meia-atacante Luis Guilherme.

Entre os principais títulos do defensor com a camisa alviverde, estão o bicampeonato do Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023) e da Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023), além dos Paulistas Sub-20 (2023) e Sub-17 (2022). O jogador de 18 anos foi ainda capitão da Seleção Brasileira no Mundial Sub-17 de 2023.

“Ah, é muito importante passar essa vida aqui dentro do clube. Eu me formei aqui dentro como homem e como atleta. E é muito gratificante para mim continuar até aqui, porque eu sei que é difícil a trajetória dentro de um clube gigante como esse. Mas, graças a Deus, eu tive uma trajetória bem boa, com alguns altos e baixos, como sempre tem, mas foi uma trajetória muito boa, com bastante título. Em quase todas as categorias fui sempre o capitão, mostrando a minha liderança, e foi muito importante”, disse a Cria.