Palmeiras empata com o Bahia e segue invicto como mandante no Brasileiro

Mariana Giovinazzo
Departamento de Comunicação

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O atacante Dudu marcou os dois gols do Palmeiras na partidaEm partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras recebeu o Bahia no Allianz Parque, neste domingo (11), e empatou com a equipe tricolor por 2 a 2. Dudu marcou os dois gols alviverdes, ambos em rebotes do goleiro Douglas Friedrich, enquanto Gilberto converteu dois pênaltis a favor dos visitantes para decretar a igualdade no placar.

Com o resultado, o Verdão continua em segundo lugar na tabela do Brasileirão, com 29 pontos, mais perto do líder Santos, que perdeu para o São Paulo e não pontuou nesta rodada. O time do litoral paulista está três pontos à frente do Palmeiras na classificação. O Flamengo ocupa a terceira posição, com 27 pontos.

O Maior Campeão do Brasil segue invicto em jogos como mandante no torneio nacional. Foram sete partidas até o momento: cinco vitórias, dois empates e nenhuma derrota. Os adversários foram Fortaleza (4 a 0, no Allianz Parque), Internacional (1 a 0, no Allianz Parque), Santos (4 a 0, no Pacaembu), Athletico-PR (1 a 0, no Allianz Parque), Avaí (2 a 0, no Allianz Parque), Vasco (1 a 1, no Allianz Parque) e Bahia (2 a 2, no Allianz Parque). Nestes confrontos, o Alviverde marcou 15 gols e sofreu três.

O jogo

O Palmeiras foi a campo com duas novidades neste domingo (11). Com Gustavo Gómez suspenso por acúmulo de cartões amarelos, Vitor Hugo fez seu primeiro jogo em sua segunda passagem pelo clube e formou a dupla de zaga com Luan. No ataque, Luiz Adriano, reforço apresentado na última quinta-feira (08), fez sua estreia com a camisa alviverde.

Diante de bom público no Allianz Parque (34.275 pagantes), o Verdão começou pressionando no ataque, sem deixar o Bahia sair do seu campo de defesa. Aos dez minutos, Luiz Adriano quase abriu o placar de cabeça, após lindo passe de calcanhar de Dudu e cruzamento de Gustavo Scarpa. A bola passou perto da trave de Douglas e saiu pela linha de fundo.

O gol palmeirense, porém, não demorou a sair. Aos 12, em mais uma jogada envolvendo Dudu e Gustavo Scarpa, o camisa 7 roubou a bola e tocou para o meio-campista na esquerda. Scarpa cruzou e Moisés desviou contra a meta do Bahia. O goleiro tricolor conseguiu espalmar, mas Dudu completou para o fundo da rede no rebote. (Palmeiras 1 x 0 Bahia)

Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação_O camisa 7 alviverde é jogador que mais balançou as redes no Allianz Parque, com 31 gols

No primeiro tempo, o domínio alviverde foi quase completo. A única chance adversária aconteceu aos 25, quando Gilberto driblou Weverton e ficou com o gol livre. Sem ângulo, o camisa 9 tricolor chutou e Luan mandou para escanteio. O Palmeiras teve chances de ampliar em belo arremate da entrada da área de Luiz Adriano e em finalização rasteira de Gustavo Scarpa. O goleiro Douglas Friedrich defendeu nas duas oportunidades.

Nos últimos minutos da primeira etapa, Felipe Melo fez falta em Lucca e recebeu cartão vermelho direto. A equipe voltou para o segundo tempo com Thiago Santos no lugar de Zé Rafael.

Logo no início, a bola bateu no braço de Diogo Barbosa em disputa dentro da área com Arthur Caike. O árbitro Igor Junio Benevenuto marcou pênalti com ajuda do vídeo e Gilberto bateu bem para empatar o duelo, aos sete minutos da etapa complementar. (Palmeiras 1 x 1 Bahia)

Mesmo com um jogador a menos, o Verdão reagiu rápido. Aos 12, Marcos Rocha cobrou lateral e Dudu cabeceou livre de dentro da pequena área. Douglas deu rebote novamente e o próprio camisa 7 palestrino empurrou para o fundo da meta. (Palmeiras 2 x 1 Bahia)

No embalo do segundo gol alviverde, Gustavo Scarpa arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para Luiz Adriano, dentro da área. O camisa 10 tentou um carrinho para alcançar a bola e por pouco não marcou o terceiro tento palmeirense na partida.

Aos 23, Luiz Adriano sentiu cansaço e, muito aplaudido, saiu para a entrada de Deyverson. Mesmo com um a menos, o Palmeiras era melhor na partida e sofria poucos riscos. Apesar disso, aos 39, o juiz Igor Junio Benevenuto assinalou mais um pênalti para o Bahia, em lance que gerou muita reclamação por parte dos palmeirenses. Gilberto converteu novamente e decretou o empate em 2 a 2. (Palmeiras 2 x 2 Bahia)

Escalação: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa; Zé Rafael (Thiago Santos), Luiz Adriano (Deyverson) e Dudu.

Cartões amarelos: Marcos Rocha, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Diogo Barbosa, Dudu, Thiago Santos e Luiz Felipe Scolari.

Cartão vermelho: Felipe Melo.

Gols

Palmeiras: Dudu (13’ – 1º tempo e 13’ – 2º tempo).

Bahia: Gilberto (7’ – 2º tempo e 39’ – 2º tempo).

CONFIRA OS GOLS DE DUDU NA TV PALMEIRAS/FAM: