Departamento de Comunicação

O Palmeiras começou na tarde desta quarta-feira (06), na Academia de Futebol, a preparação para o confronto com o Botafogo-SP, sábado (09), às 18h, na Arena Barueri, pela 12ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

Após ativação muscular, os jogadores foram a campo e, depois do aquecimento, foram divididos em três times com nove componentes. Enquanto de um lado duas equipes se enfrentavam em dimensões reduzidas, do outro uma equipe ensaiava construções de jogadas entre linhas com ajuda de estacas.

Ao final das atividades, o zagueiro Luan falou sobre a extensão de vínculo com o Verdão, agora até o final de 2025 – o contrato anterior se expiraria em dezembro de 2024. “Muito feliz e grato. Recebi o comunicado do clube de que eles acionariam a cláusula que existe no meu contrato de renovação e fiquei extremamente feliz. É um reconhecimento do trabalho que venho fazendo. Espero que a gente possa ganhar muitos jogos e campeonatos juntos e continuar a fazer história no clube”, disse.

O zagueiro Luan durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Desde 2017 no Palmeiras, o defensor soma 253 partidas e oito gols. Além de estar no top 10 dos maiores campeões da história do clube com dez conquistas, é o zagueiro com mais vitórias pelo Verdão em Campeonato Brasileiro (85, seguido por Gustavo Gómez, com 79) e o segundo jogador com mais edições de Libertadores disputadas (sete, só atrás de Dudu, com oito).

Em 2019, Luan e Gómez atingiram 12 jogos consecutivos sem sofrer gols, maior sequência de uma dupla de zagueiros na história do Palmeiras, superando a marca de 11 jogos registrada por Marcio e Vágner Bacharel em 1987. Um ano antes, durante a campanha do decacampeonato brasileiro de 2018, eles já haviam contribuído para estabelecer o recorde palmeirense de menos gols sofridos na história do Brasileirão de pontos corridos: apenas 26 tentos (a marca anterior era de 32, na caminhada do título de 2016). Formando dupla de zaga com Murilo, tem apenas uma derrota em 11 jogos.

Sobre o clássico contra o São Paulo, Luan acredita que “foi um bom resultado, principalmente se tratando de um adversário difícil em um campo difícil”. “Começamos o jogo bem, impondo o nosso ritmo, criamos alguns lances de perigo, e em um lance de saída de jogo, que estamos nos propondo a fazer e a melhorar, a gente acabou errando, mas é assim que a gente evolui. Depois de tomar o gol, não fizemos um bom fim de primeiro tempo. Voltamos com outra postura no segundo tempo, conseguimos fazer um gol de pênalti e, depois, trabalhamos para tentar virar o jogo. Agora é corrigir os erros destas últimas partidas e melhorar”, explicou.

Atual bicampeão estadual, o Palmeiras não perdeu na primeira fase do Paulista tanto em 2022 como em 2023 e está invicto na atual edição, restando apenas o embate do final de semana. O jogo valerá também para o clube tentar assegurar a liderança geral e, desta forma, atuar como mandante nas fases finais do torneio.

“A gente sabe a dificuldade do Campeonato Paulista. Tem bons times, alguns na Série A, mais outros na Série B do Brasileiro, e a gente vem fazendo boas campanhas seguidas. Somos os atuais bicampeões e agora estamos mantendo essa invencibilidade neste ano. Contra o Botafogo, que também é uma boa equipe, vamos tentar fazer um bom plano de jogo para aumentarmos nossa confiança e encorparmos ainda mais para a fase final do campeonato”, concluiu.

O Palmeiras treina nesta quinta (07), às 10h, na Academia. O Maior Campeão do Brasil soma 25 pontos, decorrentes de 11 vitórias e quatro empates.