Palmeiras recebe estrangeiro pela 87ª vez em seu estádio; veja retrospecto

Felipe Krüger
Departamento de Comunicação

A partida deste sábado entre Palmeiras e Shandong Luneng, da China, marcará a 87ª visita de um clube estrangeiro ao estádio alviverde. Ao todo, o Verdão soma 59 triunfos ante clubes de fora do Brasil no Palestra Italia – são ainda 18 empates e apenas nove derrotas. 

Divulgação _ O Verdão soma 59 triunfos ante clubes de fora do Brasil no Palestra Italia

Um dos destaques do bom desempenho palestrino diante de equipes estrangeiras é o recorde de invencibilidade conquistado entre dezembro de 1969 (quando venceu a seleção de Gana por 3 a 1) e março de 2006 (quando empatou em 0 a 0 com o Rosário Central, da Argentina), com expressivos 55 jogos sem perder e quase 37 anos apenas com vitórias e empates. 

Divulgação _ Entre dezembro de 1969 e março de 2006 o Verdão ficou expressivos 55 jogos sem perder e quase 37 anos apenas com vitórias e empates

A maior sequência de vitórias aconteceu recentemente e durante um dos períodos de melhores lembranças do torcedor palmeirense. Entre abril de 1999 e maio de 2000, tempo que corresponde ao título da Copa Libertadores 1999, o Alviverde alcançou 10 triunfos consecutivos e estabeleceu uma nova marca na história do clube. 

O primeiro adversário estrangeiro cruzou o caminho do Verdão em novembro de 1923 – o Palestra Italia bateu o Universal, do Uruguai, por 3 a 1. A partida foi válida pela Copa Atílio Narancio. 

Retrospecto contra equipes chinesas 

O Palmeiras já encarou três equipes chinesas em toda história. Foram duas vitórias e um empate, todos em 1996 e em território chinês – os triunfos foram ante o Sichuan Quanxing (3 a 0) e o Dalian Wanda (3 a 0), enquanto o empate aconteceu diante do Shandong Jinan Taishan (1 a 1), mas o Verdão levou a melhor na disputa de pênaltis por 10 a 9.