Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação

Oriundos das categorias de base do Palmeiras, o zagueiro Vitão, o atacante Leo Passos e o lateral Lucas Esteves foram acionados por Felipão para atuar diante da Ponte Preta na noite desta quarta-feira (20), no Allianz Parque, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista, e fizeram seu debute no time profissional do Verdão.

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação_Pedrão, Leo Passos e Lucas Esteves (da esquerda para a direita) estrearam no time profissional

No duelo, Vitão usou a camisa 44, Leo Passos a 40 e Lucas Esteves a de número 46; o único do trio que começou como titular foi o zagueiro Vitão, enquanto Leo Passos entrou ainda no primeiro tempo – aos 36 minutos – para substituir Carlos Eduardo, que saiu sentindo dores. Já Lucas Esteves entrou aos 43 minutos do segundo tempo, no lugar de Zé Rafael, jogando mais adiantado como ponta.

Além dos três jovens talentos que estrearam nesta noite, outros três atletas da base foram relacionados para a partida e ficaram no banco de reservas: o goleiro Matheus Teixeira, o zagueiro Patrick de Lucca e o meio-campista Matheus Neris.

Vale lembrar que o Campeonato Paulista de 2019 trouxe como novidade a possibilidade de uma lista extra para atletas da base sem comprometer a lista principal de 26 profissionais inscritos – número máximo de vagas a serem preenchidas. A iniciativa visa estimular os clubes paulistas usufruírem ao máximo de suas pratas da casa.

Vitão

O zagueiro está no clube desde o Sub-15 e tem passagem por todas as categorias de base da Seleção. Inclusive, é o capitão da Seleção Sub-20 e conquistou vários títulos pelo Palmeiras e pelo Brasil. Chegou a ser convocado pela seleção principal para completar treinos na preparação antes do embarque para a Copa do Mundo da Rússia.

“Só Deus, eu e minha família sabemos o quanto eu trabalhei para isso (estreia no time profissional). Então estou muito feliz. Que seja o primeiro de muitos jogos aqui. Ganhei muita confiança do grupo, que me recebeu muito bem. Os jogadores me deram todo o suporte que eu precisava para me sentir tranquilo e fazer uma boa estreia. Só tenho a agradecer. Minha família estava toda aqui, no Allianz Parque. Eles vieram do Paraná hoje de manhã, quando ficaram sabendo que eu iria jogar”

Leo Passos

O atacante foi artilheiro da Copa do Brasil Sub-20 em 2018, com seis gols. Está no Palmeiras desde o Sub-15 e tem passagens pela Seleção Sub-20. O atleta Leonardo Passos, aliás, já havia treinado no time principal em outras ocasiões, entre 2017 e 2018, e chegou até a ser inscrito como o camisa 10 do Verdão na Libertadores de 2017, durante a primeira fase, enquanto Moisés se recuperava de lesão.

“É uma emoção muito grande (estrear pelo Palmeiras). Sensação inexplicável. E melhor do que estrear, é estrear com vitória. É uma coisa mágica. Acho muito importante essa mescla de jovens com veteranos. Eles (veteranos) procuraram me apoiar em todos os momentos e, além disso, acho muito importante para nós jogarmos com pessoas que só conhecíamos pela TV e estarmos juntos com eles dentro de campo, pois estrear ao lado deles é muito importante, inclusive sob o comando do professor Felipão”, declarou Leo Passos.

Lucas Esteves

O lateral-esquerdo está no Palmeiras desde o Sub-15. No ano passado, foi titular nos principais títulos conquistados pelo Sub-20 do Palmeiras: Brasileiro, Paulista e Copa RS.

“Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus. Ele sabe a felicidade deste momento, de estrear pelo melhor clube do Brasil, aqui no Allianz Parque e com essa torcida maravilhosa. Gostaria de agradecer também a minha família por todo o apoio, aos amigos e aos meus companheiros, que deram todo apoio desde o início do jogo até agora”, disse o jogador logo após a partida.

CONFIRA O DEPOIMENTO DOS ESTREANTES DA BASE PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM: