Verdão vence Ponte em casa garante melhor campanha do grupo na 1ª fase
Bruno Alexandre Elias
Departamento de Comunicação
Já classificado para as quartas de final, o Palmeiras recebeu a já eliminada Ponte Preta na noite desta quarta-feira (20) pela 12ª rodada do Campeonato Paulista. Um empate era suficiente para que o Verdão garantisse a primeira colocação da chave, e o placar de 1 a 0 a favor selou com folga esta matemática – o único gol da partida foi marcado por Raphael Veiga, aos 36 minutos do segundo tempo.
>> Clique aqui e confira as fotos da partida
Como consequência de encerrar a primeira fase do Estadual na primeira colocação do grupo B, com 25 pontos (contra 22 do Novorizontino), o Verdão encara em casa, no jogo de volta, seu adversário das quartas de final que já estava definido: o Novorizontino.
O Palmeiras segue como dono da melhor defesa do Campeonato Paulista, isolado, com apenas cinco gols sofridos – a Ponte Preta, adversário encarado pelo Verdão nesta noite, vem logo na sequência, com seis. Vale lembrar que o Palmeiras também teve a melhor defesa no Campeonato Brasileiro 2018, quando conquistou o decampeonato da competição nacional – naquele torneio, o Alviverde foi vazado apenas 26 vezes em 38 rodadas.
Além da ótima defesa, o Verdão detém o menor índice de derrota do campeonato. Foi apenas um revés sofrido em toda a competição até aqui. Além do Maior Campeão do Brasil, somente mais um clube possui uma única derrota no certame: o Red Bull Brasil.
Raphael Veiga: do banco ao gol
Relacionado para o duelo contra a Ponte Preta, o camisa 23 Raphael Veiga iniciou a partida no banco de reservas. O meio-campista precisou de exatos dez minutos em campo para fazer o gol da vitória. O atleta entrou aos 25 minutos do segundo tempo e, aos 35 da etapa derradeira, recebeu cruzamento de Felipe Pires para desviar de cabeça. Ao todo, Veiga acumula 25 jogos pelo Verdão e três gols – sendo o de hoje o seu primeiro tento no Allianz Parque.
Vale lembrar que, no jogo anterior, pela 11ª rodada do Paulista, contra o São Paulo, o técnico Felipão também tirou um jogador do banco que, por sua vez, veio a marcar o gol da vitória: Carlos Eduardo, contra o São Paulo, chutando de fora da área após belíssima tabela realizada com Dudu.
Vitão, Lucas Esteves e Leo Passos: estreias da base
Oriundos das categorias de base do Palmeiras, o zagueiro Vitão, o lateral Lucas Esteves e o atacante Leo Passos, que usaram hoje, respectivamente, as camisas 44, 46 e 40, debutaram no time profissional. Além deste trio, outros três atletas da base foram relacionados para a partida e ficaram no banco de reservas: o goleiro Matheus Teixeira, o zagueiro Patrick de Lucca e o meio-campista Matheus Neris.
Felipe Pires: 10 jogos
Contratado por empréstimo no início da temporada, o jogador, que pertence ao Hoffenheim, da Alemanha, completou nesta quarta-feira (20), contra a Ponte Preta, sua 10ª partida com a camisa do Palmeiras. Todas as partidas até aqui foram válidas pelo Campeonato Paulista. O camisa atual 27 do Verdão possui um gol marcado: o tento do jogador com a camisa palmeirense foi contra o Oeste, em partida disputada na Arena Barueri e válida pela 4ª rodada do Estadual.
Felipão: números atualizados
Em sua terceira passagem pelo Palestra Italia, o técnico Luiz Felipe Scolari soma, ao todo, 220 vitórias, 123 empates e 109 derrotas no comando da equipe alviverde. Foram 452 jogos. Além do título do Campeonato Brasileiro de 2018, o treinador já havia conquistado a Copa Libertadores em 1999, a Copa do Brasil em 1998 e 2012, a Copa Mercosul em 1998 e o Torneio Rio-São Paulo em 2000. Desde que retornou ao clube, em julho de 2018, Felipão participou de 43 partidas – 28 triunfos, 11 empates e quatro reveses.
RAPHAEL VEIGA E FELIPE PIRES COMENTAM GOL CONTRA A PONTE
CONFIRA O DEPOIMENTO DOS ESTREANTES DA BASE PELAS LENTES DA TV PALMEIRAS/FAM:
PALMEIRAS AVALIA DESEMPENHO NO PAULISTA E SEQUÊNCIA
BASTIDORES – PALMEIRAS 1 X 0 PONTE PRETA – PAULISTA 2019
Palmeiras: Fernando Prass; Marcos Rocha, Edu Dracena, Vitão (Raphael Veiga, 26’/2ºT) e Diogo Barbosa; Jean e Thiago Santos; Felipe Pires, Lucas Lima e Zé Rafael (Lucas Esteves, 44’/2ºT); Carlos Eduardo (Léo Passos, 37’/1ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gol: Raphael Veiga (1-0, 36’/2ºT)
Cartões amarelos (SEP): Jean e Felipe Pires.