Departamento de Comunicação

Wesley anotou cinco assistências em 16 jogos pelo Palmeiras na temporada (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Com o passe para o gol do Palmeiras diante do Botafogo na noite desta quarta-feira (07), no Estádio Olímpico Nilton Santos (RJ), que diminuiu a desvantagem do time palmeirense e trouxe a esperança do empate, que, por sinal, quase veio em cobrança de penalidade de Willian defendida por Diego Cavalieri – o Verdão terminou derrotado por 2 a 1 na 14ª rodada do Nacional após 20 jogos invictos no retrospecto geral, de dez vitórias e dez empates –, o atacante Wesley se isolou como garçom do time na atual temporada, acumulando agora sua quinta assistência em 2020. E detalhe: em apenas 16 jogos pelo clube desde que foi incorporado ao elenco profissional no início deste ano.

As outras assistências de Wesley foram na partida contra o Bolívar-BOL, duas vezes, na goleada por 5 a 0 (quinta rodada da fase de grupos) – mesmo dia em que, inclusive, marcou o seu primeiro gol como profissional e saiu de campo eleito o craque da partida pela organização; na ocasião, os passes foram para o primeiro gol, de Willian, e para o quinto, de Rony. Antes disso, havia servido Zé Rafael no duelo contra o Sport pela décima rodada do Brasileiro (segundo gol do Verdão). E a outra foi pelo Campeonato Paulista, pela terceira rodada, contra o Oeste, quando ele deu o passe para o primeiro dos três gols de Willian naquele jogo – o Verdão saiu vitorioso por 4 a 0, sendo que o primeiro tento da partida havia sido anotado por Gustavo Scarpa.

Antes de se isolar como garçom, o camisa 21 dividia o posto com Willian, Gabriel Menino, e Viña, todos com quatro passes, em 36, 29 e 21 partidas, respectivamente – ou seja, a média de Wesley é superior às dos companheiros, sendo de 0,31 por jogo.

Além disso, a Cria da Academia foi utilizada em dez das últimas 12 partidas do Verdão (só não atuou contra o Bolívar-BOL em La Paz e contra o Flamengo) e, neste período, saiu jogando também contra RB Bragantino, Corinthians e Sport, os três jogos em sequência. Contra o time da estrela solitária, nesta noite, ele repetiu três partidas seguidas iniciando entre os 11 principais e repetiu a sua maior série como titular no ano (pois vinha da sequência últimos dois jogos, diante do Bolívar e Ceará, ambos no Allianz Parque).

Wesley também se destaca por ser um exímio driblador. Antes de a bola rolar nesta rodada, ele entrou em campo como o líder no fundamento dentre os atletas palmeirenses em 2020, com 18 fintas aplicadas, logo à frente de Zé Rafael, com 17 (os números são do Footstats) – completam o top 5: Gabriel Menino (15), Willian e Rony (ambos com 13). O camisa 21 ainda é quinto que mais acerta a meta adversária com 15 finalizações certas, menos só que Rony (16), Lucas Lima (17), Luiz Adriano (22) e Willian (28).

A habilidade de Wesley com os dribles, aliás, não é novidade, já que foi o segundo maior driblador da Série B do ano passado, além de sexto jogador mais caçado da competição, quando atuava pelo Vitória – clube que estava por empréstimo, mesmo pertencendo à base do Palmeiras, para adquirir experiência. Pelo clube baiano, anotou cinco gols e deu três assistências no Nacional.

Natural de Salvador, o jogador de 21 anos foi captado em 2016, quando atuava pelo Jacuipense-BA, para reforçar o Sub-17. Na temporada seguinte, subiu para o Sub-20, categoria pela qual conquistou o Campeonato Brasileiro em 2018, a Copa do Brasil em 2019 e o tricampeonato paulista em 2017, 2018 e 2019.