Departamento de Comunicação

A torcida que canta e vibra ganhou um presente inesquecível no aniversário de 107 anos do Maior Campeão do Brasil. Em um evento com presença de autoridades, ídolos e convidados, o Palmeiras inaugurou na noite desta quinta-feira (26) a nova Sala de Troféus alviverde, instalada no primeiro piso do Allianz Parque.

A cerimônia, realizada com respeito aos protocolos de segurança contra a pandemia da Covid-19, foi transmitida ao vivo pela TV Palmeiras Plus. A live teve início às 19h, com a exibição de um vídeo com momentos marcantes da nossa gloriosa história. Em seguida, o presidente do clube, Maurício Galiotte, discursou sobre a importância do espaço, que reúne mais de cinco mil taças conquistadas pela Sociedade Esportiva Palmeiras em diferentes modalidades.

“Hoje é um dia muito especial para todos os palmeirenses. Estamos comemorando o aniversário do clube dando um grande presente aos nossos torcedores. Depois de muitos anos e muita expectativa, nossos troféus estão de volta ao Palestra Italia. Inaugurar a Sala de Troféus era um compromisso da gestão com o clube, da gestão com os nossos torcedores. A diretoria do Palmeiras, junto com a WTorre, tem o prazer e a satisfação de entregar este presente para nossa torcida”, disse Galiotte.

Os ídolos Zinho e Edmundo, o presidente Maurício Galiotte e o técnico Abel Ferreira durante a inauguração da Sala de Troféus (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O presidente alviverde ainda deixou um recado para a Família Palmeiras. “Me sinto realizado de poder entregar esta sala para o torcedor”, falou. “Vocês merecem uma sala de troféus como esta, o clube merece. Agora, se preparem, vocês vão se emocionar. Aqui dentro tem muita emoção, muitas conquistas, muitas glórias. E nós, palmeirenses, nos emocionamos quando vemos toda a história que está representada aqui. Torcedor, parabéns! A Sala de Troféus é de vocês, é do Palmeiras”, concluiu.

Durante a solenidade, que durou cerca de duas horas, a TV Palmeiras Plus entrevistou historiadores e representantes de algumas das maiores equipes palestrinas em todos os tempos, como os esquadrões montados nas décadas de 1930, 1950 e 1990, as Academias dos anos 1960 e 1970 e o time campeão da Tríplice Coroa na temporada de 2020 sob o comando de Abel Ferreira, que marcou presença na inauguração representando o grupo atual.

Uma das estrelas da Sala de Troféus é a Taça Savoia, primeiro troféu conquistado pelo Palestra Italia, em 1915 (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Glórias e relíquias

Novo canal de vídeos do Verdão, a TV Palmeiras Plus fez também um tour pelo local, a fim de mostrar alguns dos tesouros que o torcedor poderá ver de perto a partir de 20 de setembro, quando a Sala de Troféus deverá ser aberta ao público – os horários para visitação e os preços dos ingressos serão informados em breve.

As principais taças em exposição estão divididas em nichos que destacam as grandes competições vencidas pelo Alviverde, como o Mundial (1951), a Libertadores (1999 e 2020) e o Campeonato Brasileiro (1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018), entre outros. Foram criadas também áreas específicas para as taças ganhas pelo clube na base, no futebol feminino e nos esportes olímpicos.

Há ainda um local com relíquias de grandes ídolos da nossa Escola de Goleiros e espaços dedicados à equipe que representou a Seleção Brasileira no amistoso de inauguração do Mineirão em 1965 e ao episódio conhecido como Arrancada Heroica, em que o clube foi obrigado a mudar de nome (de Palestra Italia para Palestra de São Paulo e depois para Palmeiras) – nesse último nicho, encontra-se o piano onde o maestro ítalo-brasileiro Antônio Sergi eternizou o hino do Palmeiras.

Sérgio, Fernando Prass, Marcos e Emerson Leão (da esquerda para a direita) conheceram a Sala de Troféus e representaram a Escola de Goleiros do Palmeiras no evento (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Missão cumprida

A Sala de Troféus começou a tomar forma no dia 8 de junho, quando o presidente Galiotte anunciou o acordo com a WTorre para a locação de uma área de aproximadamente 2200m² no primeiro piso do Allianz Parque. O local, com 80 metros lineares de espaço envidraçado, tem vista para a portaria da Rua Palestra Italia e os jardins da sede social, onde estão os bustos dos ídolos Ademir da Guia, Dudu, Junqueira, Marcos, Oberdan e Waldemar Fiume.

O CEO da WTorre, Luis Davantel, explicou como foi o processo de escolha do local. “Nós estávamos há algum tempo conversando para decidir onde seria a Sala de Troféus. Estávamos procurando um ambiente que fosse amplo e confortável, mas principalmente que conversasse com o clube. É a área mais nobre da arena. O que estamos vivendo hoje é um passo a mais na parceria entre WTorre e Palmeiras”, contou.

“É um prazer estar aqui na inauguração desta sala fantástica. É motivo de um orgulho muito grande para todos. Nossa história está contada de uma forma bonita, simpática, com emoção. Algumas pessoas que fizeram parte dessa história estão aqui hoje. Todos ficaram emocionados. É um retrato do que queríamos trazer para o espaço: a emoção de ser palmeirense”, completou Davantel.

A nova casa das taças do clube fica no primeiro piso do Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Ao longo dos últimos dois meses e meio, mais de 200 pessoas trabalharam para que a Sala de Troféus fosse entregue a tempo da comemoração pelo aniversário do clube. Ainda em junho, as milhares de taças (guardadas em um galpão desde 2010, quando a antiga sala de troféus do clube foi demolida para a construção do Allianz Parque) foram separadas e posteriormente enviadas para limpeza e revitalização.

O obra estrutural (alvenaria, demolição, hidráulica, troca de forro e piso, entre outras etapas) teve início em 26 de junho e durou cerca de um mês. Já no fim de julho, foram colocados os carpetes, a iluminação e a cenografia. Concluída a reforma, os troféus começaram a ser colocados nos púlpitos distribuídos pela sala.

História viva

Inaugurada em 1936, a Sala de Troféus recebeu à época o nome de Salão Cavalheiro David Pichetti, em homenagem ao presidente que assinou a compra do Parque Antarctica em 1920. Ao longo dos anos, o espaço serviu como palco para eventos, como reuniões, festas e bailes, e passou por diferentes reformas. As mais significativas aconteceram em 1992, com a ampliação da área para 270m², e em 2004, quando a instalação de dois mezaninos aumentou a capacidade do salão e melhorou a organização do acervo. Em 2009, o local foi fechado para a construção do Allianz Parque.

Confira o evento de inauguração da Sala de Trofeus completo na TV Palmeiras/FAM: