Departamento de Comunicação

O ano de 2020 passou, mas as competições vigentes ao ano anterior seguem acontecendo e, com isso, os números relativos à temporada continuam sendo atualizados. Ao ter marcado o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Sport, fora de casa, na noite deste sábado (09), Willian chegou a 18 gols na temporada e voltou a figurar na artilharia do time no ano, ao lado de Luiz Adriano. De quebra, o atual atacante palmeirense igualou a marca de um ídolo da torcida: Evair. Com o tento pelo Brasileirão, ele chegou aos mesmos 28 gols pela competição nacional que o eterno camisa 9 possui– antes, com 27 tentos, dividia a 10ª posição com Edu Bala, ponta-esquerda da Segunda Academia palmeirense dos anos 70. O líder deste ranking é César Maluco, que defendeu o Maior Campeão do Brasil entre os anos 60 e 70 e marcou 61 vezes pelo Brasileirão.

“Antes de vir uma valorização individual, sinto alegria de, coletivamente falando, fazer um bom jogo, competitivo. Mesmo em três competições, o professor tem nos orientado para manter esse espírito, não deixar a peteca cair. Mesmo estando em um momento incrível. Feliz por estar em um grupo tão qualificado. Manter esse espírito. Sabemos da dificuldade que é jogar aqui, vamos manter a concentração para no final conquistar os três pontos”, declarou o camisa 29 após os 45 minutos iniciais, quando já havia marcado o gol que culminou na vitória do time palmeirense por 1 a 0.

E não foi só isso. Como consequência do tento, Willian ainda se isolou em participações diretas nos gols da temporada (ou seja, gols e assistências somadas). Agora são 22 ações, contra 21 de Luiz Adriano. Bigode tem 18 gols e quatro assistências, enquanto Luiz Adriano acumula 18 bolas na rede e três passes. Em seguida, aparece Rony, com 18, sendo dez gols e oito assistências na temporada.

Jogador do atual elenco com mais partidas (208, seguido por Felipe Melo, com 170), gols (56, seguido por Luiz Adriano, com 25, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa, ambos com 22) e assistências (20, ao lado de Marcos Rocha e de Lucas Lima), Willian é o 72º no ranking dos atletas com mais jogos na história do clube e o 6º entre os que têm mais vitórias neste século, com 114 triunfos – completam o ranking: Márcio Araújo (5º, com 118), Valdivia (4º, com 122), Fernando Prass (3º, com 151), Dudu (2º colocado, com 174) e Marcos (líder com 182 vitórias).

As 208 partidas de Willian, inclusive, o colocam também no top 10 de palmeirenses com mais partidas neste século, na 7ª colocação. Completam o ranking: o meio-campista Corrêa (6º, com 209), o meia Valdivia (5º, com 241), o volante Márcio Araújo (4º, com 252), o goleiro Fernando Prass (3º, com 274), o atacante Dudu (2º, com 305) e o goleiro Marcos (líder no quesito, com 392).

Contra o River Plate-ARG, na mais recente partida do Verdão pela competição continental, ele chegou a 31 partidas pela competição continental e superou o volante Cesar Sampaio na lista dos atletas palmeirenses com mais jogos pela Libertadores em todos os tempos, se isolando na 5ª colocação; completam a lista: o atacante Dudu (4º, com 34 jogos), o volante Galeano (3º, com 38 jogos), o meia Alex (2º, com 39 jogos) e o goleiro Marcos (líder da lista, com 57 jogos).

Na Libertadores 2020, aliás, Willian marcou quatro vezes: na estreia do Verdão na atual edição, contra o Tigre-ARG, diante do Bolívar-BOL, na terceira rodada; novamente, ante a equipe boliviana (desta vez no jogo de volta da primeira fase, na quinta rodada) e, mais recentemente, sobre o Delfín-EQU (jogo de volta). Com esses quatro gols no mais importante torneio das Américas, é o vice-artilheiros do Palmeiras na atual edição, atrás só de Luiz Adriano e Rony.

No Allianz Parque, Willian é o vice-artilheiro, com 21 bolas na rede na arena alviverde, só está de Dudu neste quesito, com 33; o terceiro em jogos (83, a frente de Vitor Hugo, com 75, e de Felipe Melo, com 74, e atrás apenas de Fernando Prass, com 86, e Dudu, com 127) e o quinto em assistências (nove, ao lado de Lucas Lima e uma a menos que Robinho e Róger Guedes, com dez, e três a menos que Marcos Rocha, com 12 – todos atrás de Dudu, com 35).

Vale destacar ainda que Willian se tornou ainda o maior artilheiro palmeirense em jogos diante do Sport, agora com três bolas na rede, igualando Tupãzinho e Keno. Além disso, dos quatro jogos em que Willian disputou contra o Sport, apenas no primeiro não marcou gol (quando o Verdão venceu por 5 a 1 em 2017, no Allianz Parque, com gols de Deyverson, duas vezes, Luan, Dudu e Keno).

Confira abaixo a lista dos maiores artilheiros do Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro em todos os tempos:


César Maluco
61 gols


Dudu (Eduardo Pereira Rodrigues)
41 gols


Leivinha
40 gols


Ademir da Guia
36 gols


Edmundo
34 gols


Toninho Catarina
32 gols


Jorge Mendonça
31 gols


Jorginho Putinatti
29 gols


Evair
Willian Bigode
28 gols

11º
Edu Bala
27 gols