Esportes coroam melhor ano do clube no século com conquistas inéditas

Departamento de Comunicação

Em sintonia com as diversas conquistas obtidas em todas as categorias do futebol na temporada, os esportes do Palmeiras fizeram história em 2018. Além dos 17 títulos coletivos em sete modalidades diferentes, o Verdão reforçou o status de potência esportiva do Brasil com a conquista de inúmeras premiações individuais expressivas com atletas que representaram o país em diversas competições nacionais e internacionais.

A principal vitória palmeirense no ano veio dos tatames e de forma inédita, com a quebra de paradigmas relacionados ao protagonismo do esporte olímpico nas competições. Alana Maldonado, judoca paralímpica do clube, conquistou a medalha de ouro do Campeonato Mundial para deficientes visuais e se tornou a primeira da história do país a obter o prêmio máximo do torneio.

Fabio Menotti/Ag. Palmeiras/Divulgação_Alana conquistou dois ouros e uma prata desde sua chegada ao Verdão neste ano

Melhor judoca paralímpica do mundo nos pesos médios (-70kg), ela descobriu aos 14 anos ser portadora da doença de Stargardt – patologia que afeta a visão central, mas não prejudica a visão periférica do indivíduo –, mas já praticava desde os quatro o judô regular. Alana, inclusive, recebeu do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) o prêmio de atleta feminina do ano.

Também pelo judô, a transição para a categoria adulta das palmeirenses Ellen Froner, dos médios (-70kg), e Ketelyn Nascimento, dos leves (-57kg), tem ocorrido de forma memorável. As meninas do Verdão faturaram quase tudo o que disputaram e são as atuais campeãs pan-americanas, brasileiras, estaduais e da Taça Brasil em suas respectivas faixas de peso na Sub-21.

Divulgação_Cosme (esq.) e João (dir.) estão entre os melhores pugilistas do Brasil

No boxe, os atletas Cosme Nascimento, pugilista da categoria superpesado de Elite (+91kg) da Seleção Brasileira, João Victor Gomes, boxeador juvenil pesado (-91kg), e Kaian Reis, competidor cadete de peso leve (-60kg), levaram o nome do Verdão ao lugar mais alto do pódio com a conquista da medalha de ouro do Campeonato Brasileiro em suas respectivas categorias. O karate, por sua vez, teve boas apresentações individuais no Brasileiro e no Paulista.

Fora do país, a ginástica aeróbica esportiva alviverde honrou o manto e trouxe para o Brasil a conquista inédita da Copa Pan-Americana, no Peru, pela categoria infantojuvenil – o grupo é o atual vice-nacional. A força da equipe nas competições não é de hoje, já que o Verdão se sagrou campeão estadual geral da modalidade pela 13ª vez consecutiva. A ginástica do clube também foi ao pódio no ano na acrobática (Brasileiro) e na artística (Copa São Paulo).

Ivan Carvalho/Reprodução_As meninas desbancaram ginastas do Peru e da Argentina ao longo da competição pan-americana

No futsal, o Palmeiras obteve cinco conquistas de base, sendo quatro sobre o maior rival – uma metropolitana e três estaduais. A restante, inédita, veio com o Sub-9, campeão invicto da Taça Brasil – ao todo, a modalidade subiu ao pódio dez vezes na temporada. Além disso, o Alviverde teve dois representantes no título inédito dos Jogos Olímpicos da Juventude conquistado pela Seleção Brasileira Sub-18: o goleiro Mateus Barbosa e o ala Matheus Moura.

Ainda no futebol, mas no de mesa, o Alviverde chegou em 2018 ao heptacampeonato paulista, sendo um dos maiores ganhadores do torneio. O time palestrino ainda se sagrou vice-campeão mundial e sul-americano da modalidade e manteve a escrita de estar no pódio das principais competições de futmesa da temporada.

Bruno Basila/Divulgação_O Alviverde foi campeão estadual de hóquei in line adulto pela quarta vez na história

Os esportes de quadra também tiveram desempenho positivo no hóquei in line com a conquista do título estadual adulto e do vice-brasileiro, além de dois torneios na categoria júnior – Copa São Paulo e Tour Cup. Já o tênis alviverde levou a melhor no Paulista Interclubes na categoria Especial Masculina após final eletrizante contra o São Paulo.

O basquete palestrino, por sua vez, foi destaque principalmente pela dobradinha de títulos do time Sub-16, que se sagrou campeão estadual e nacional. Além disso, o Sub-14 faturou o caneco metropolitano, enquanto o plantel Sub-19 foi vice-paulista e terceiro colocado na Liga de Desenvolvimento (LDB) – melhor colocação da história do clube no torneio de base. Ao todo, o Verdão obteve dez pódios no ano na modalidade.

Nos campos, o Palmeiras Locomotives, time de futebol americano do Verdão, teve ano de destaque na modalidade flag (não equipado). A equipe feminina se sagrou vice-campeã estadual após grande campanha no título da Conferência Metropolis, além de chegar à final do Circuito Nacional 5×5. Já o time masculino disputou pela primeira vez na história o Austral Bowl e conquistou a medalha de bronze do torneio.

Sob as orientações das lendas Biriba e Hugo Hoyama, o tênis de mesa palmeirense elevou o nível de seus atletas e obteve conquistas individuais ao longo da temporada pelo Circuito Fedeesp – com uma das etapas realizadas no Palestra Italia – e pela Liga Nipo Brasileira. O tiro com arco alviverde, por sua vez, ostenta o posto de melhor trio do Brasil na categoria Composto Masculino Outdoor e 4º das Américas na categoria Indoor.

Divulgação_O trio formado por Rogério “Zero” de Lima, Fabio Tassinari e César Hideki é o melhor do Brasil no tiro com arco