Devido à preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1970, houve uma pausa no calendário do futebol nacional daquele ano e o Palmeiras aproveitou para fazer uma excursão para a Europa. Em uma das mais longevas viagens da história do clube, o elenco alviverde passou por sete países entre abril e junho. O primeiro foi a Grécia.
Com duas vitórias por 2 a 1 (uma sobre o A.S.O. Aris-GRE, em Salonica, gols de César Maluco e Cardoso, e outra diante do Olympiakos-GRE, em Atenas, gols de Eurico e Ademir da Guia), os comandados de Rubens Minelli garantiram a conquista de mais um título internacional. No duelo da capital, aliás, o lateral-direito Eurico marcou seu primeiro gol com a camisa do Verdão.
A excursão teve prosseguimento com uma série de amistosos por Croácia (à época parte da Iugoslávia), Sérvia (também integrante da ex-Iugoslávia), Itália, Geórgia (então território da União Soviética), Ucrânia (outro integrante da ex-União Soviética) e, por fim, Bósnia (também ex-Iugoslávia). Foram três vitórias, três empates e três derrotas.
Jogo decisivo
Olympiakos-GRE 1×2 Palmeiras
Data: 01/05/1970
Local: Estádio Karaiskakis, em Atenas (GRE)
Gols: Eurico e Ademir da Guia
Palmeiras: Neuri; Eurico (Neves), Luís Pereira, Nélson e Dé; Dudu (Cabralzinho) e Ademir da Guia; Copeu (Zé Carlos), Jaime (Cardoso), César Maluco e Pio (Edu Bala). Técnico: Rubens Minelli.